O Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paraná migrou para o mercado livre de energia a partir de 1º de julho, tornando-se a primeira empresa estatal paranaense a optar pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL).

A opção foi pela modalidade de consumidor varejista, no qual todas as representações e obrigações junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ficam a cargo do comercializador varejista. Isso facilita a migração e operacionalidade da compra de energia no ACL, pois dispensa a necessidade de associação do consumidor à CCEE, com simplificação do processo e diminuição da burocracia.

No primeiro mês do contrato, o Tecpar registrou economia de R$ 27 mil com a conta de energia, em comparação ao que gastaria no mercado cativo. A migração envolverá três unidades, sendo a maior delas a do bairro Cidade Industrial, em Curitiba. A economia registrada, aliás, se refere apenas a essa unidade. As outras duas unidades, do bairro curitibano de Juvevê e a da cidade de Araucária, completarão a migração nos próximos meses.

A comercializadora varejista responsável é a Copel Mercado Livre, uma das primeiras a obter a autorização para atuar nessa nova modalidade. Segundo o diretor geral da comercializadora, Franklin Miguel, a economia estimada para o Tecpar em 2020 será em torno de 10%.

O Tecpar atua em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para os setores público e privado e é uma empresa do governo do Paraná.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024