O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico recebeu 351 solicitações de agentes interessados em aderir ao mecanismo excepcional para tratamento das outorgas de geração e Contratos de Uso do Sistema de Transmissão (CUST), batizado no mercado como “Dia do Perdão”. O mecanismo foi criado pela Resolução Normativa 1065/2023 como resposta ao grande número de outorgas provocado pelo prazo limite estabelecido para permanência de subsídios de transmissão aos projetos.

 A REN 1065 prevê duas modalidades de pedidos: anistia e regularização. No primeiro caso, o agente tem a possibilidade de rescindir o CUST com menos ônus. A regularização permite, principalmente, ajustar o cronograma de implantação da usina. 

No total, os pedidos representam 14,7 GW. Entre as 351 solicitações, foram 268 pedidos (11 GW) de anistia e 83 (3,7 GW) para regularização. Entre o total de solicitações, 72 (3,1 GW) são de eólicas, sendo 26 (1,2 GW) pela anistia e 46 pela regularização (1,9 GW). Em usinas solares, foram 277 (11 GW) empreendimentos, distribuídos em 242 (9,8 GW) pela anistia e 35 (1,2 GW) pela regularização. O restante envolve pedidos de térmicas (dois casos de regularização), representando 0,6 GW. 

Os projetos com interesse formalizado para a adesão ao programa estão distribuídos em 11 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul), sendo que os maiores volumes de pedidos foram registrados em Minas Gerais (4,3 GW) e na Bahia (2,3 GW). 

“O resultado foi bem-sucedido, indicando que os agentes entenderam que o mecanismo traz soluções aderentes para as questões necessárias para a evolução e crescimento do setor elétrico", avalia Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios. Para se ter uma ideia, há na Aneel 114 GW de projetos outorgados apenas a fonte solar fotovoltaica.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024