A distribuidora de energia de Guarulhos, São Paulo, uma concessionária da portuguesa EDP, iniciou em agosto as obras de implantação de uma linha subterrânea e de dois setores de alta tensão nas subestações Iporanga e Gopoúva, na Vila Galvão. O investimento total será de R$ 53 milhões e está previsto para ficar pronto em março de 2023, beneficiando 177 mil clientes. 

A linha subterrânea terá aproximadamente 3 quilômetros de extensão, com tensão de isolação de 138 kV. O sistema contempla monitoramento em tempo real da distribuição, através dos serviços do centro de operações integrado (COI) da EDP. Segundo a empresa, a tecnologia possibilitará estratégias inteligentes de operação, manutenção e tomada de decisão pela concessionária, para ampliar a confiabilidade de atendimento.

Os dois novos setores de alta tensão vão tornar mais robusta a transmissão e a distribuição de energia elétrica à população de Guarulhos, segundo a EDP. A estação de chaveamento, na ET Iporanga, vai ocupar uma área de 500 metros quadrados e a estação de transição, na atual ET Gopoúva, terá cerca de 400 metros quadrados. 

Atualmente Guarulhos conta com 18 subestações de transmissão e distribuição de energia. O novo empreendimento está sendo executado pelo consórcio formado entre a HT Cabos, subsidiária do Grupo Hengtong, e as empresas Drilling Company Construções, responsável pelas obras civis e Lima Empreendimentos e Incorporadora, responsável pela montagem eletromecânica. 



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024