A alemã Siemens Energy e a francesa Air Liquide formalizaram na Europa joint venture dedicada à produção em série de eletrolisadores de hidrogênio verde em escala industrial. A produção dos sistemas deve começar no segundo semestre de 2023 e aumentar para uma capacidade anual de 3 GW até 2025.

 A Air Liquide ficará com 25,1% e a Siemens com os restantes 74,9% da joint venture, cuja criação ainda está sujeita à aprovação das autoridades europeias. A sede da nova empresa será em Berlim, assim como a fábrica multi gigawatts, que produzirá os módulos de eletrólise (stacks). Este complexo fornecerá módulos de eletrólise aos clientes de ambos os grupos controladores.

A parceria envolve o portfólio de projetos de hidrogênio, combinando os dutos da Air Liquide e da Siemens Energy, visando grandes projetos de hidrogênio verde. Um dos primeiros projetos é o eletrolisador Air Liquide Normand’Hy. Localizado na Normandia, na França, o empreendimento conta com capacidade de 200 MW prevista na primeira fase e tem montagem dos sistemas eletrolisadores projetada para ser feita no mesmo local.

A tecnologia que será produzida pela fábrica em Berlim é a de eletrólise de membrana de troca de prótons (PEM), com stacks com alto grau de eficiência, considerados ideais para coletar energia renovável volátil. Além disso, no âmbito da parceria, a Air Liquide e a Siemens Energy concordaram em dedicar capacidades de P&D ao co-desenvolvimento da próxima geração de tecnologias de eletrolisadores.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024