Um projeto que envolveu retrofit de iluminação e modernização da climatização e refrigeração de unidades públicas de saúde de Salvador (BA) e Recife (PE) gerou uma economia de 1428,28 MWh/ano. As intervenções foram por conta de projetos de PEE Aneel em colaboração entre as distribuidoras Coelba, da Bahia, e Celpe, de Pernambuco, ambas controladas pela Neoenergia.

Adotado durante 2020, os projetos conseguiram reduzir em 30% as despesas anuais dos hospitais com energia elétrica. A iniciativa beneficiou instituições como o Hospital Espanhol, a Clínica Santa Clara e o Hotel Riverside, em Salvador e região, e os hospitais Universitário Osvaldo Cruz e Alfa, em Recife, com um investimento total de R$ 2,8 milhões.

As principais ações foram a qualificação dos sistemas de iluminação a partir da substituição das lâmpadas de baixa eficiência por lâmpadas LED e a instalação de chillers e unidades individuais de ar-condicionado splits inverters, além da instalação de refrigeradores eficientes. As intervenções provocaram redução da demanda na ponta e fora da ponta e atualizaram tecnologicamente os sistemas, que já se encontravam em estado precário de uso. Os chillers, aparelhos de climatização baseados na refrigeração de água, por exemplo, se encontravam em alto grau de corrosão.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024