A Neoenergia recebeu a licença prévia para linha de transmissão de 359 quilômetros de extensão, com tensão em 500 kV, localizada na Bahia. Trata-se de um dos cinco trechos do projeto Morro do Chapéu, adquirido pela companhia no lote 2 do leilão realizado pela Aneel em dezembro de 2020.

Emitida pelo Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, a licença permite a construção de linha de transmissão que interliga as subestações Morro do Chapéu e Poções III, que serão ampliadas. Neste trecho, serão instaladas 677 torres, com altura média de 38 metros. A torre mais alta terá 55,5 metros, o equivalente a um prédio de 18 andares.

O projeto Morro do Chapéu totaliza 1091 quilômetros de extensão, atravessando os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Além das linhas de transmissão, está prevista a construção da subestação Medeiros Neto II (500/230kV), com a instalação de um compensador síncrono. Trata-se do projeto com maior extensão e com a maior previsão de investimentos do leilão de 2020. A obra apresenta sinergias durante a construção e a operação com outros ativos da companhia.

Segundo a Neoenergia, o empreendimento visa expandir a rede básica no sul do Nordeste para possibilitar o pleno escoamento das usinas já contratadas na região e ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos de geração. O projeto permitirá também realizar ampliações complementares no extremo sul baiano para proporcionar atendimento elétrico com mais qualidade aos consumidores.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024