A corrida por sucessivos recordes de tamanho e potência das turbinas eólicas acaba de ganhar mais um capítulo. A Siemens Gamesa anunciou em 19 de maio a SG 14-222 DD, que tem uma capacidade “de placa” sem precedentes de 14 MW, pás de 108 metros de comprimento e rotor de 222 metros de diâmetro, com a impressionante área de varredura de 39 000 m2. A turbina, de acionamento direto (direct drive), é destinada a instalações offshore, a nova fronteira eólica na Europa, que caminha para uma saturação dos parques eólicos em terra. A empresa planeja apresentar o protótipo no ano que vem e disponibilizar a turbina no mercado em 2024.

A potência de 14 MW permitirá que uma única máquina forneça energia para abastecer cerca de 18 mil lares europeus médios por ano. Aproximadamente 30 turbinas SG 14-222 DD poderiam suprir o consumo anual de eletricidade de uma cidade como Bilbao, na Espanha, que tem cerca de 350 mil habitantes. De acordo com a Siemens Gamesa, uma tecnologia de otimização patenteada, chamada Power Boost, permitirá elevar a capacidade a até 15 MW por unidade.

O rotor utiliza as novas pás da Siemens Gamesa IntegralBlade B108, com 108 metros de comprimento fundidos em peça única, usando tecnologias patenteadas de da empresa. A área de varredura do rotor é equivalente a aproximadamente 5,5 campos de futebol padrão, permitindo que a nova turbina forneça produção anual de energia 25% maior do que a geração offshore anterior, a SG 11.0-200 DD, afirma a empresa.

Além disso, o novo modelo apresenta um “baixo peso de nacele”, de 500 toneladas, o que permite o uso de torres e fundações otimizadas em comparação com as de uma nacele mais pesada. Isso reduz a quantidade de materiais utilizados e as necessidades de transporte, traduzindo-se em custos mais baixos por turbina.

Ainda de acordo com a Siemens Gamesa, na disputa acirrada das tecnologias renováveis com a geração de eletricidade a combustíveis fósseis, sobretudo carvão, a nova turbina constitui uma grande aliada. “Ao longo de sua vida útil projetada de 25 anos, apenas uma unidade evitará emissões de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de CO2, em comparação com a geração a carvão”, afirmou em nota Andreas Nauen, CEO da unidade de negócios offshore da empresa.

A SG 14-222 DD é fruto do conhecimento e experiência da Siemens Gamesa adquiridos em cinco gerações de turbinas desde que essa plataforma foi lançada em 2011. A empresa, cuja sede fica na Espanha, tem mais de 1000 turbinas eólicas de acionamento direto instaladas em todos os principais mercados eólicos offshore do mundo, incluindo Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Bélgica e Taiwan. Além disso, tem pedidos confirmados de outras 1000 turbinas desse tipo.

A empresa tem instaladas no total mais de 3500 turbinas eólicas offshore no mundo, cujas capacidades somam mais de 15 GW. Sua frota instalada, somando offshore e onshore, tem potência total de mais de 103 GW.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024