A Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield, apresentou um novo projeto eólico que será instalado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. Com capacidade instalada de 247,5 MW, trata-se do complexo eólico Seridó, o segundo empreendimento da companhia no estado potiguar e que envolve investimentos de R$ 1,5 bilhão, gerando 1000 empregos diretos na fase de implantação.

O projeto do complexo Seridó, com previsão de entrar em operação em 2023, contará com 55 aerogeradores da dinamarquesa Vestas, com a qual já foi firmado contrato. Segundo o vice-presidente da Elera, Carlos Andrioli, o parque será implementado em área considerada a “melhor do mundo” para geração eólica onshore: na região Serrana de Parelhas, onde o fator de capacidade medido é de 60%.

O outro parque eólico da Elera no Rio Grande do Norte é o complexo Renascença (Renascença I, II e III e Ventos de São Miguel), na região de João Câmara e Parazinho, com capacidade instalada de 150 MW e em operação desde 2015. A Elera Renováveis está focada nos investimentos em energias renováveis da Brookfield, que representam R$ 22 bilhões e 1,9 GW em capacidade instalada no território nacional.

O Rio Grande do Norte lidera a geração eólica no País. Há 212 parques em operação, com potência total instalada de 6,4 GW. Além disso, segundo dados da Aneel, há 127 empreendimentos outorgados, que devem acrescentar mais 4,3 GW nos próximos anos. Desse total, 45 projetos, ou 1,4 GW, estão em fase de construção.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024