A Algar Telecom criou uma solução de Internet das Coisas (IoT) para promover eficiência em empresas de todos os portes. A tecnologia foi desenvolvida por seu centro de pesquisas e inovação, o Brain, em Uberlândia (MG), em parceria com a startup Hephaenergy, de Recife (PE).

O sistema Utilities Control agrega controle inteligente do consumo de energia e tem calculadora para acompanhar as emissões de CO2 da empresa (validada pela consultoria Green Domus). Por meio de sensores instalados em pontos de consumo, há controle e monitoramento das utilidades das empresas: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).

Segundo a Algar, os dados de consumo captados pelos sensores são enviados para a nuvem, o que faz com que as informações sejam organizadas em um painel de gestão (dashboard) e em aplicativo de celular (iOS e Android). Isso permite o monitoramento dos equipamentos em tempo real.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024