A demanda por energia elétrica no Brasil retraiu 1,3% em dezembro do ano passado em comparação com o mesmo mês de 2020. Isso significou 65.346 MW médios, segundo dados prévios da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Segundo a CCEE, a pequena queda foi incentivada pela redução de 4,7% no consumo do mercado regulado (ACR), onde se concentram os consumidores residenciais e pequenos comércios. Já no mercado livre (ACL), com indústrias e grandes empresas, houve alta de 6,1% na comparação anual. Se for desconsiderado os consumidores que migraram para o livre nos últimos 12 meses, o ACR teria uma redução de 2,7%, enquanto o ACL teria crescido 1,8%.

Além disso, se não for também considerado os consumidores na geração distribuída, o mercado regulado teria apresentado redução menor, de 3,4%.

Por região, o Paraná foi o estado com a maior alta no consumo de energia, de 7%, seguido por Pará, Roraima e Sergipe, com crescimento de 4%. Entre os que registraram queda no consumo, o Rio de Janeiro é o destaque, com recuo de 8%, e o Espírito Santo, que apresentou retração de 6%.

Já em oferta de energia, as hidrelétricas entregaram 4,2% mais energia em relação ao mesmo período de 2020, como consequência das chuvas no fim do ano passado, o que também influenciou a queda na participação das termelétricas na geração, que reduziu em 16,5% a oferta. Os parques eólicos produziram 3,1% mais eletricidade e as usinas solares aumentaram o volume produzido em 58%.

 



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024