A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica anunciou que vai criar uma certificação para assegurar a origem renovável da eletricidade usada para produção de hidrogênio verde no Brasil. A ideia da câmara é atuar de forma a atestar quais usinas estão fornecendo a energia empregada na produção do hidrogênio.

Por ter operação sistêmica do setor elétrico, a CCEE poderá avaliar os atributos mais diversos em seu processo para assegurar a origem da energia. Faz parte das possibilidades para a nova oferta da CCEE para o hidrogênio permitir que os compradores tenham a opção de selecionar o insumo certificado com menor custo para a produção do hidrogênio. Isso aumentaria a competitividade do Brasil frente a concorrentes globais de H2 verde, na avaliação da câmara.

O interesse está ancorado também na expertise da organização em atestar o uso de energia limpa no país. Um exemplo é a parceria da entidade com o Selo Energia Verde, primeira certificação focada na energia produzida a partir do bagaço da cana, concedida em parceria com a Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e a Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024