A Eletrobras Furnas lançou no dia 9 de novembro edital para financiar projetos de startups. Batizado de Desafio Furnas Conecta – Startups, o orçamento total previsto é de R$ 3,3 milhões. A iniciativa é feita em parceria com o Senai do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Energy Future, hub digital de inovação do setor elétrico.

A meta do edital de chamada pública é identificar propostas inovadoras nas temáticas confiabilidade energética, hidrogênio verde e preço de energia. No primeiro, a ideia é apoiar projetos para desenvolvimento de novas tecnologias ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.

Já no tema de hidrogênio verde, a proposta é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de H2V, o que inclui aplicações energéticas e não-energéticas do hidrogênio. Por fim, o tema preços de energia visa o suporte a soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.

O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica e as soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024