O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) atualizou a plataforma de simulação em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator), que executa aplicações em sistemas elétricos. Instalada no Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT), o upgrade da plataforma ampliou a capacidade da instalação original do simulador, passando a ser o segundo maior da América Latina. Além disso, segundo o PTI-BR, o sistema permitirá uma representação mais fiel dos sistemas modelados.

O RTDS é um hardware computacional capaz de fazer simulações de sistemas elétricos em tempo real, possibilitando testar equipamentos nas mesmas condições de quando instalados em campo. Embora o foco do laboratório seja apoiar as atividades da usina de Itaipu, o AS.DT também atende demandas de outras empresas do setor elétrico.

A demanda pela atualização do equipamento surgiu, principalmente, em função do processo de modernização tecnológica de geradores de energia elétrica e da necessidade de executar novas bibliotecas desenvolvidas para a plataforma. A ideia é permitir que o simulador dê suporte durante o processo de atualização tecnológica da usina.

O novo RTDS tem maior capacidade de processamento, o que elimina um dos principais gargalos da versão antiga e permite realizar estudos e testes com maior fidelidade a sistemas reais. A nova versão portátil é mais robusta que o RTDS anterior e foi desenvolvida para possibilitar a representação de elementos de eletrônica de potência, como o HVDC (sistema de corrente contínua em alta tensão), que está ligado à usina e também passará por atualização.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024