A Copel prorrogou o prazo da chamada pública para contratação de energia proveniente de autogeradores, cuja nova data-limite é 18 de junho de 2021. A previsão da chamada, lançada em novembro de 2020, é contratar até 50 MW médios de energia nessa modalidade, equivalente a 438 mil MWh por ano ou 1,9% da carga anual.  O edital é considerado o primeiro do tipo no Brasil e foi autorizado pela Aneel mediante solicitação feita pela Copel para implantar o projeto piloto de cinco anos.

O objetivo é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores. Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede --- um sistema elétrico independente, integrando à rede de distribuição a geração, armazenamento e consumo. 

As microrredes vão entregar a energia contratada para a Copel e, com isso, poderão abastecer um grupo de consumidores próximos. Eles devem estar inseridos em uma das 32 macrorregiões do Paraná listadas. A chamada vai abranger acessantes que geram de 1 a 30 MW, sem restrição da fonte geradora, com custo máximo de venda de R$ 311/MWh. Os proponentes terão de dar garantias de sustento de geração para atender a microrrede e controle sobre a potência por, pelo menos, cinco horas ininterruptas.

Mais informações em  https://www.copel.com/hpcweb/microrredes/



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024