Pesquisadores do centro de pesquisa Lactec, em Curitiba (PR), estão desenvolvendo uma metodologia para definir a melhor configuração técnica para a construção de linhas de transmissão (LTs) com tensões de operação de até 525 kV, combinando as tecnologias de potência natural elevada (PNE) e de LTs compactas. O projeto, com previsão de ser concluído até novembro deste ano, foi contratado pela subsidiária de geração e transmissão da paranaense Copel.

A ideia é aproveitar o conceito de PNE que permite transportar mais energia por conjunto de condutores e o de LT compacta, que ocupa uma área menor para a implantação, utilizando os dois conceitos em um mesmo arranjo técnico. A pesquisa visa investigar um novo arranjo para as linhas de transmissão para garantir condições de isolamento e baixo nível de interferência eletromagnética. Isso diminuiria os custos de implantação, inclusive os decorrentes da indenização da faixa de servidão e maximizaria a energia elétrica total transmitida até os centros consumidores.

A nova configuração proposta deve permitir que os serviços de manutenção sejam feitos com a linha energizada. Isso também contribui para evitar desligamentos e impactos na rede do SIN. Segundo o Lactec, o projeto abrange o desenvolvimento de uma ferramenta digital para cálculo expedito de LTs, que determinará, entre outros detalhes, o cabo condutor com menor seção e reduzida perda de energia.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024