O BNDES aprovou dois financiamentos para a construção dos parques eólicos Ventos de Santa Martina 1 e Ventos de São Januário 23, localizados nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa, no Rio Grande do Norte. O valor do crédito será de R$ 417 milhões. Empreendimento da Casa dos Ventos, os dois parques somam 121,8 MW de capacidade instalada e fazem parte do Complexo Eólico Rio do Vento, cuja primeira fase de 504 MW está em construção. Quando em plena operação comercial, o complexo deve superar a marca de 1 GW.

Os financiamentos foram concedidos às Sociedades de Propósito Específico (SPEs) Ventos de Santa Amélia Energias Renováveis (Parque Eólico Ventos de Santa Martina 01) e Ventos de Santo Abelardo Energias Renováveis (Parque Eólico Ventos de São Januário 23), representando 77,2% do investimento total dos projetos, que é de R$ 540 milhões. As obras do complexo eólico se iniciaram em fevereiro de 2020, com a expectativa de que os parques entrem em operação até o primeiro trimestre de 2022.

A previsão é de que, ao longo das obras, quase três quartos dos recursos financiados pelo banco de fomento sejam empregados na aquisição de aerogeradores e os demais recursos devem envolver obras civis, sistemas de eletromecânica e a construção das linhas de transmissão associadas.

Já a estratégia de comercialização de energia prevê contratos de longo prazo no mercado livre, com a possibilidade de contemplar o regime de autoprodução para grandes clientes corporativos. Neste último modelo de negócio, o comprador de energia ganha opção de aquisição de participação para se tornar sócio das empresas geradoras. Além do mercado livre, cerca de 4% da energia foi comercializada no mercado regulado por meio de leilões.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024