A norte-americana Octillion Power Systems fechou acordo com a brasileira FNM - Fábrica Nacional de Mobilidades para fornecer baterias de íon-lítio que serão utilizadas no caminhão elétrico que a empresa prevê começar a produzir ainda neste ano em sua unidade produtiva em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A Octillion montará sua fábrica de baterias no complexo industrial da FNM, que por sua vez fica nas instalações industriais da Agrale, fabricante de tratores e caminhões sócia na nova empresa. A colaboração permitirá a produção  dos modelos de caminhão elétrico FNM 832, com capacidade de até 14 toneladas, e FNM 833, para 18 toneladas.

A bateria dará autonomia de até 300 km para os caminhões, que serão comercializados diretamente pela FNM, sem intermediação de concessionárias, para demandas de entregas urbanas. Em uma próxima etapa, a intenção da FNM é começar a produzir também tratores e ônibus elétricos. Isso porque a direção conta com longa história no setor, já que os outros sócios da empresa são filhos de ex-executivo e acionista da Marcopolo, uma das maiores montadoras de ônibus do mundo, também com sede em Caixas do Sul.

A FNM também tem uma história pregressa ligada ao setor. Antes de ser fundada com o propósito de atuar na eletromobilidade, a empresa já existiu anteriormente e foi a primeira fabricante de caminhões no Brasil a partir de 1942, quando foi criada como Fábrica Nacional de Motores, fechando suas portas em 1988. Além dos modelos próprios, a ideia da nova FNM é oferecer o serviço RePower, que transforma veículos com motor a diesel em elétricos.

A Octillion fornece sistemas avançados de armazenamento de energia de alta densidade com foco na eletrificação de carros de passageiros, caminhões e ônibus. Entregou mais de 100 mil baterias EV para o mercado global e registra mais de 2 bilhões de quilômetros rodados com seus sistemas.  



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024