Um consórcio criado para operação, manutenção e modernização de iluminação pública em cidades brasileiras pela francesa Engie e a brasileira Quantum Engenharia, o SQE Luz, substituiu no primeiro semestre do ano 14.437 lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, de luminárias de iluminação pública, por outras de LED.  O consórcio é contratado por prefeituras para as operações e tem unidades operacionais em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Palhoça, São José e São Francisco do Sul, e em Santos (SP), onde a operação foi nomeada de SQF Luz.

A modernização feita na iluminação pública pelos consórcios envolve o destino correto das lâmpadas antigas para empresas especializadas e certificadas para reciclagem. O material recolhido – apenas no primeiro semestre totalizou 5 toneladas nas cidades – é guardado em local específico, seguindo normas ambientais vigentes, e depois é entregue a uma empresa especializada credenciada para reciclagem, com emissão de certificado de descontaminação.

O principal componente da lâmpada, o vidro, é totalmente reciclado, sendo reaproveitado na produção de novos produtos, assim como os pinos de latão, que formam o soquete das lâmpadas, que podem ser incorporados em fundições de outros produtos. Já o bulbo interno é processado pela desmercurização, recuperando o mercúrio em seu estado líquido elementar para outras aplicações.

O Brasil tem cerca de 16 milhões de pontos de iluminação pública, segundo dados da ABCIP - Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública. A maioria dessas luminárias comporta as tradicionais lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio, que podem contaminar ar, solo e água. Os consórcios entre as duas empresas – que contam ainda com outras empresas parceiras na operação, a Arcadis, Engeco e FortNort – são hoje responsáveis por 1 milhão de pontos de iluminação pública. A Engie entrou nesse negócio em 2018 ao adquirir a Sadenco, empresa catarinense especializada em operação e manutenção de iluminação pública.



Mais Notícias EM



Um de cada cinco carros comercializados em 2024 será elétrico

Estimativa da IEA se baseia em venda total projetada em 17 milhões de unidades

26/04/2024


White Martins vai construir mais uma unidade de hidrogênio verde

A planta de 5 MW será em Jacareí (SP) e contemplará gasoduto para fornecimento à Cebrace, indústria de vidros

26/04/2024


Shell e parceiros vão pesquisar H2V para uso em transporte offshore

Projeto de PD&I, no âmbito de programa da ANP, quer estudar potencial de adição do hidrogênio verde em motores de combustão de embarcações

29/04/2024