A alemã Henkel tornou disponível em seu site a ferramenta EasyD4R, um software que avalia a reciclabilidade de embalagens com base em sua composição e nas proporções individuais de peso de componentes como frasco, tampas, rótulos etc. Para todos os materiais em questão, a ferramenta armazena informações sobre classificação e reprocessamento, levando em conta critérios válidos internacionalmente e usados por entidades como a Plastics Recyclers Europe, a associação de recicladores de plásticos da Europa. O objetivo é assegurar a possibilidade de reuso das embalagens já nos primeiros estágios de seu desenvolvimento.

 

Com o apoio da ferramenta, o designer obtém a avaliação clara dos materiais escolhidos de forma percentual, assim como a sugestão de combinações de materiais que podem ser feitas visando os melhores resultados na reciclagem. O Instituto Fraunhofer para Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (Alemanha) testou o Easy D4R de forma independente e confirmou sua precisão e capacidade de antecipar o potencial de reciclagem de embalagens.

 

#software #reciclabilidade #embalagens



Mais Notícias PI



PL 4035/21 poderá trazer redução de impostos para empresas que usam reciclados

Aprovação do Projeto de Lei que incentiva a reciclagem no País traz nova perspectiva para o setor.

06/05/2024


Investimento em reciclagem pode trazer benefícios à saúde pública

Estudo feito pela Central de Custódia mostrou que a reciclagem pode garantir uma economia anual superior a R$ 8 bilhões à saúde pública no Brasil.

06/05/2024


A PL que beneficia a reciclagem e sua relação com créditos de carbono

A aprovação do PL 4035/21 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados abre caminho para o fomento à atividade de reciclagem no País. Confira a opinião de Odair Rodrigues, fundador da B4, bolsa de ação climática que desenvolve projetos para que empresas alcancem suas metas de sustentabilidade.

03/05/2024