Uma parceria firmada pelo SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria e pelo IPEM/SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em micro e pequenas indústrias.


As partes envolvidas anunciaram a assinatura de um protocolo de intenções e a partir daí vão atuar juntas na realização de ações e programas para promover o desenvolvimento de, por exemplo, projetos para plantas industriais, infraestrutura, sistemas produtivos e serviços, além de pesquisa científica. Alguns dos tópicos desse acordo consistem na definição de esforços conjuntos, elaboração do plano de trabalho e criação de agenda para reuniões e eventos.

 

Conforme foi divulgado à imprensa, uma pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha indicou que o principal desafio enfrentado por 34% das pequenas indústrias no que tange ao investimento em desenvolvimento tecnológico é a indisponibilidade de recursos financeiros. Já a ausência de mão de obra capacitada é o principal gargalo enfrentado por 18% das empresas que participaram do levantamento, enquanto as incertezas sobre o retorno de investimentos são consideradas a maior preocupação para 11% delas.

 

Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do IPEM/SP, comentou: “Buscamos compreender os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e assim nos posicionar como um ponto de apoio. Estamos expandindo nossos laboratórios com o objetivo de auxiliar essa categoria a alcançar uma maior competitividade.


Joseph Couri, presidente do SIMPI, disse que o consórcio tem como premissa “fortalecer a categoria e aprimorar os padrões e as normas técnicas, garantindo produtos e serviços de alta qualidade, proporcionando assim benefícios tangíveis para nossos associados e para o Estado”.

 

 

Imagem: Snowing, Freepik.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

 

Análise da circularidade e cilindricidade de furos feitos por fresamento em material compósito

 

#SIMPI IPEMSP #MáquinaseMetais #PequenasIndústrias



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


ArcelorMittal tem novo centro de distribuição em SP

A unidade recém-inaugurada do grupo empresarial contou com investimento de R$ 10 milhões.

13/05/2024