O Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) divulgou os dados de fevereiro de sua pesquisa sobre o consumo aparente de bens industriais, detectando um aumento da procura por esses ativos ligados à produção. A constatação reitera o que tem sido observado nas recentes feiras industriais como a Expomafe: o aumento do interesse da indústria pela aquisição de maquinário.

 

O documento do Ipea pondera que, embora animador, o desempenho ainda não foi suficiente para alterar o cenário de queda do indicador no trimestre móvel encerrado em fevereiro, que apontou recuo de 1,2% na margem. O mesmo ocorre na comparação interanual: recuo de 2,4% do indicador mensal contra fevereiro do ano passado e também no trimestre móvel em relação ao verificado no mesmo período de 2022.

 

No acumulado em doze meses, a demanda industrial registrou baixa de 0,4%. De acordo com o instituto, esse cenário ainda é desafiador para o setor industrial e também reflete a queda de 0,2% da produção industrial no acumulado em doze meses, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-PF/IBGE), como mostra o gráfico abaixo.

 

 

Já a Fundação Getúlio Vargas anunciou em seu boletim macroeconômico de maio a revisão da projeção do PIB de 2023, de 0,3% para 0,8%, em razão do melhor desempenho da indústria nos primeiros meses deste ano. A instituição apontou um cenário positivo para o setor em março, após dois meses consecutivos de queda.

 

 

Imagem: Shutterstock

Gráfico: Ipea

 

 

 

Leia também:

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

Alta de 59% nas exportações de aço entre 2022 e 2023

 

#Ipea

#FGV

 



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


ArcelorMittal tem novo centro de distribuição em SP

A unidade recém-inaugurada do grupo empresarial contou com investimento de R$ 10 milhões.

13/05/2024