A divisão de energia renovável do grupo Enel no Brasil iniciou a operação comercial do complexo eólico Aroeira, de 348 MW de potência instalada, localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, na Bahia. A construção do complexo demandou investimento aproximado de R$ 2,1 bilhões.

Durante o evento de inauguração do complexo, no dia 5 de abril, a Enel aproveitou para dar informações de novo projeto, o parque eólico Pedra Pintada, na mesma região do interior baiano e que está em fase final de construção. Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, o parque terá 193,5 MW de capacidade instalada e será composto por 43 aerogeradores. O projeto, nas cidades de Umburanas e Ourolândia, será capaz de gerar mais de 894 GWh por ano.

No total, segundo comunicado da Enel, foram gerados 6 mil empregos na construção dos dois empreendimentos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região. O complexo Aroeira será capaz de gerar 1800 GWh anualmente. O empreendimento tem 81 aerogeradores e é conectado à subestação Ourolândia II por meio linha de transmissão de 18,5 quilômetros.

No Brasil, o grupo Enel tem capacidade total instalada renovável de mais de 5,9 GW, dos quais mais de 3,3 GW são de fonte eólica, mais de 1,4 GW da fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidrelétricas.



Mais Notícias EM



Auren Energia incorpora ativos da AES Brasil

Se aprovada, negociação vai criar empresa com total de 8,8 GW em operação

17/05/2024


Copel testa sistema de armazenamento de energia de 1 MW

O BESS ficou dois dias fornecendo energia para instalações da empresa paranaense de energia em Curitiba

17/05/2024


Projeto quer extrair lítio na Alemanha sem emissões de carbono

Empresas ABB e Vulcan vão combinar soluções para implantar usina geotérmica e consolidar processos de eletrificação da extração

17/05/2024