A Celpe - Companhia Energética de Pernambuco concluiu a renovação do sistema de iluminação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a substituição de 81,5 mil lâmpadas fluorescentes e de vapor de sódio por LED. A operação foi iniciada em 2019 e terminou neste mês de abril. 

 A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do PEE-Aneel. O objetivo é gerar economia de cerca de 50% no sistema de iluminação contemplado com o retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica. A eficientização dos prédios da UFPE deve gerar uma economia de cerca de 2538,74 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 474,09 kW.

A renovação da iluminação da UFPE contemplou todos os 70 prédios da instituição, onde também estão inclusos o Hospital das Clínicas (11.993 lâmpadas) e o local da antiga Sudene (14.544 lâmpadas). O maior volume de trocas ocorreu no CTG (Centro de Tecnologia e Geociências), que foi beneficiado com a substituição de mais de 17 mil lâmpadas. A ação faz parte de um processo mais amplo de eficiência energética desenvolvido pela universidade, que inclui a implantação de usinas fotovoltaicas.



Mais Notícias EM



Auren Energia incorpora ativos da AES Brasil

Se aprovada, negociação vai criar empresa com total de 8,8 GW em operação

17/05/2024


Copel testa sistema de armazenamento de energia de 1 MW

O BESS ficou dois dias fornecendo energia para instalações da empresa paranaense de energia em Curitiba

17/05/2024


Projeto quer extrair lítio na Alemanha sem emissões de carbono

Empresas ABB e Vulcan vão combinar soluções para implantar usina geotérmica e consolidar processos de eletrificação da extração

17/05/2024