A InternetSul - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet, entidade que reúne cerca de 170 associados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros Estados do Brasil, está trabalhando diretamente em campo para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul após os estragos causados pelas enchentes e lançou a campanha “Ajude a Internet do Rio Grande do Sul”.

Com o apoio da Associação NEO, RedeTelesul, ASPRO, APIMS, Abranet, Abrint, Abramulti, Probahia, Telcomp, Seinesp e AspeAL, a campanha visa recolher doações, em PIX, equipamentos e mão de obra, para auxiliar na recuperação da infraestrutura, totalmente destruída em muitas cidades, deixando mais de 20 mil localidades sem serviço de Internet no Estado, o que inclui organizações vitais para o atendimento da população, como Brigada Militar, Bombeiros, hospitais e outros.

“Os estragos são massivos, com mais de 70 mil pessoas afetadas, entre desabrigados, feridos, vítimas fatais, e, infelizmente, o saldo continua a aumentar. Além disso, os danos à infraestrutura essencial são significativos, com mais de 30 mil domicílios sem energia elétrica e mais de 20 mil locais sem acesso à Internet devido aos estragos causados à infraestrutura de distribuição e de telecomunicações”, explica o diretor de Marketing da InternetSul, Alexandro Schuck. “Nossa campanha visa ajudar na recuperação das infraestruturas dos provedores, essenciais para o funcionamento de muitos serviços. Muitos provedores perderam quase toda sua infraestrutura, e isso é desesperador. As cidades e os clientes foram gravemente afetados, e precisamos apoiar nossos colegas do setor”, complementa.

Para doações em dinheiro, o PIX é a chave e-mail sos@internetsul.com.br. Todo o valor arrecadado será destinado à recuperação da infraestrutura de Internet no Estado.

Para doações de equipamentos ou para obter mais informações, os interessados devem acessar o site da campanha em https://internetsul.com.br/ajuders ou contatar o gerente executivo da InternetSul, Henrique Prudencio, pelo email gerencia@internetsul.com.br. Todas as doações serão devidamente notificadas, com auditoria fiscal por escritório especializado parceiro da InternetSul. A contribuição também pode ser realizada com a disponibilização de técnicos especializados em instalação, montagem de infraestrutura ou limpeza. Os interessados devem procurar a InternetSul para se registrar e se conectar com os provedores atingidos.

Segundo o gerente, a entidade ainda o número exato de provedores afetados, pois muitos estão sem contato. No momento, as necessidades mais urgentes são a liberação das rodovias, acesso às cidades e restabelecimento de energia elétrica. Além da perda dos equipamentos e da rede instalada, uma outra preocupação é a perda de receita, uma vez que muitos assinantes tiveram suas residências levadas pelo rio ou enxurrada. Em uma estimativa inicial, alguns provedores chegaram a perder entre 5% e 10% da base de acessos contratados.

De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil, as áreas mais afetadas são o Vale do Taquari e Vale do Paranhana, além de regiões como o Norte do Estado, Serra, Bagé e cidades vizinhas, Centro do RS, em Santa Maria e região, além da capital Porto Alegre.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024