A Neger Telecom vai doar equipamentos RuralMAX para quatro comunidades rurais do interior de Alagoas. Os dispositivos, que captam o sinal das redes celulares mesmo em locais com sinal baixo ou instável, vão permitir que famílias de produtores rurais tenham, pela primeira vez, acesso à Internet.

Projetado para atender às demandas de usabilidade específicas das comunidades rurais, o RuralMAX incorpora internamente em um único equipamento diversos dispositivos, como antena, amplificador de sinal, modem e roteador. Possui Wi-Fi IEEE 802.11b/g/n integrado, permitindo velocidades de até 300 Mbit/s e conexão à Internet para diversas aplicações em áreas rurais.

“Essas famílias de produtores rurais, que vivem em locais muito remotos e carentes, poderão não só captar novos compradores, geralmente, as vendas são restritas a um único intermediário ou feira local, como também poderão aprender técnicas de produção agrícola, de vendas, e ter acesso à educação online”, explica João Pedro dos Santos Verçosa, pesquisador da empresa.

A iniciativa faz parte do projeto RuralMAX 5G Pro, que busca levar conectividade em banda larga e IoT - Internet das Coisas de baixo custo para áreas rurais. O impacto da tecnologia vai ser monitorado pela Neger Telecom, com apoio de pesquisadores do programa RHAE - Recursos Humanos em Áreas Estratégicas, financiado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

“A nossa motivação é desenvolver novas tecnologias e técnicas de comunicação em áreas rurais tendo base o usuário final. Além da avaliação de impacto socioeconômico que vamos realizar nesse projeto, com a doação dos equipamentos poderemos identificar necessidades e testar questões importantes para a empresa, como a durabilidade dos dispositivos em condições mais severas e o quanto a tecnologia é amigável em relação à sua instalação”, disse Elder Oliveira, pesquisador do projeto na Neger Telecom.

Entre os contemplados do projeto estão grupos heterogêneos como cooperativistas, assentados do Movimento Sem Terra, indígenas e pequenos produtores familiares. Além do tipo e produção e nível de organização, há uma grande heterogeneidade em relação à geografia onde estão as roças desses produtores. Dessa forma, cada localidade apresenta um desafio diferente no que se refere à instalação dos equipamentos.

Muitos locais são de difícil cobertura. A Neger Telecom realizou simulações de propagação de radiofrequência para avaliar o perfil da propagação, de elevação local e a viabilidade técnica do projeto. “Na região, os dispositivos convencionais, como os celulares, sofrem com instabilidade na captação devido a fenômenos físicos da propagação eletromagnética. O uso de um equipamento mais robusto, como o RuralMAX, associado a técnicas de engenharia de telecomunicações, pode prover Internet com bom desempenho, através do acesso aos grandes provedores”, explica Oliveira.



Mais Notícias RTI



Expo ISP Brasil apresenta tendências na área de Internet e telecom

Com expectativa de geração de novos negócios de mais de R$ 50 milhões, evento estima público de 15 mil pessoas.

07/05/2024


Pesquisa do Inatel sobre transmissão de energia sobre fibra é destaque na conferência OWTP, no Japão

A alimentação híbrida do PoF - Power over Fiber será fundamental para o 6G.

07/05/2024


Grupo Prysmian revela nova marca global

Marca desenvolvida em parceria com a Interbrand reforça compromisso em liderar os desafios da transição energética e da transformação digital.

07/05/2024