O TRE-PI - Tribunal Regional Eleitoral do Piauí recebeu no final de março o novo data center contêiner, que já foi desembalado e instalado no local de funcionamento definitivo, no edifício-sede da instituição.

O novo equipamento está sendo preparado para estar completamente operacional na segunda quinzena de maio, conforme previsão da STI - Secretaria de Tecnologia da Informação, do TRE-PI, restando agora a realização de testes de funcionamento com o apoio de um gerador, e concomitantemente, a instalação de um transformador específico para alimentar o hardware com energia elétrica.

A aquisição, instalação e operacionalização do data center fazem parte da política de modernização tecnológica do TRE-PI. O data center contêiner é uma estrutura projetada para fornecer elevados níveis de disponibilidade e desempenho. A arquitetura redundante garante que as operações críticas de TI do TRE continuem sem interrupções, mesmo em situações de falha de algum sistema, falta de energia elétrica ou nos casos de manutenção programada, o que proporciona à Justiça Eleitoral uma base segura para a continuidade de suas operações, além de ampliar a capacidade de atender às demandas crescentes de processamento de dados.

O novo data center se destaca pela robustez tecnológica e ainda por sua flexibilidade e escalabilidade, permitindo a expansão da capacidade de processamento conforme as necessidades do TRE-PI, podendo ser atualizado com os avanços tecnológicos emergentes de TI, como computação em nuvem, IA - Inteligência Artificial e o aumento do volume de dados.

Além do data center, a modernização de todo o sistema de infraestrutura de TI do TRE-PI, implantada nesta atual gestão, investe na arquitetura de dados hiperconvergente, proporcionando ganho na capacidade de processamento dos sistemas corporativos.

Fotos: STI e Júnior Andrade - IMCOS/TRE-PI



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024