A TIM apresentou o TIM Smart Lighting, solução para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros. Em Curitiba, PR, a companhia já está implementando a tecnologia a partir de uma parceria com a Engie, que contempla cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade. Ao todo, a operadora tem mais 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o país, impulsionando as cidades inteligentes.

No projeto, as luminárias reportam e recebem as informações essenciais para todas as funcionalidades na rede em nuvem por meio da conectividade da TIM, que tem a maior rede móvel do Brasil. “A conectividade vai permitir uma melhor gestão de energia da cidade e é fundamental para habilitar a IoT – Internet of Things. Temos expertise em projetos de cidades inteligentes e nosso diferencial é ter a maior rede de IoT do país, com 100% de cobertura 4G no Brasil”, afirma Paulo Humberto Gouvea, diretor de soluções corporativas da TIM Brasil.

Com os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas, além de ligar ou desligar os dispositivos. Outro importante diferencial é a localização por GPS, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos e traz mais segurança, inibindo o furto de equipamentos. No futuro espera-se que essas tecnologias permitam a manutenção preventiva e segura da iluminação da cidade. A tecnologia permite ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e ajuda na tomada de decisão para ações de eficiência energética.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024