O data center modular do TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, instalado em Brasília, DF, teve renovada a Certificação da TÜV Rheinland, baseada na norma ANSI/TIA 942-B-1 – Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center, Addendum 1: Edge data center.

A unidade está em operação desde o final de 2019. O projeto foi 100% desenvolvido pela RCS Tecnologia, empresa especializada em serviços e soluções para ambientes de missão crítica, desde a concepção até a fabricação do contêiner, execução e certificação da obra.

O contêiner modular do órgão possui uma área de TI com nove racks, sendo oito para ativos de rede e um para espelhamento de conectividade e distribuição, com cabeamento estruturado em fibra óptica e Cat. 6A. Conta com dois climatizadores de precisão de capacidade térmica de 60 kWA e enclausuramento do corredor frio, além de dois UPS e dois bancos de baterias com potência total de 60 kW, em redundância 2(N+1), um rack de 42U de telecom para entrada das operadoras externas e quadros de distribuição de alimentação com ramais de redundância 2N. A unidade tem capacidade de expansão e resistência à chama por 120 minutos, sistema de supressão ao incêndio com FM-200 e CFTV interno e de todo perímetro e controle de acesso em todas as portas.

As certificações da TÜV Rheinland garantem que os data centers estejam em conformidade com os padrões estabelecidos, com segurança, confiabilidade e eficiência das operações de telecomunicações e de infraestrutura de TI. É um selo importante para organizações que buscam excelência na gestão de seus data centers. 

A certificação atesta além, da conformidade operacional, a conformidade do ambiente após a análise dos projetos civis, elétricos, de refrigeração, segurança, controle de acesso, CFTV - Circuito Fechado de TV, detecção de incêndio, redes elétricas, aterramento e lógica de todas as salas que compõem o data center, garantindo segurança e funcionalidade.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024