A limpeza da faixa de 3,5 GHz para a implementação do 5G em todo o Brasil teve seu cronograma adiantado em sete meses pela EAF - Entidade Administradora de Faixa.

A liberação da faixa de 3,5 GHz é uma das obrigações da EAF, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, vencedoras dos principais lotes do leilão do 5G. De acordo com Leandro Guerra, presidente da EAF, com a liberação anunciada o Brasil chega ao número de 3079 cidades com faixa dos 3,5 GHz liberada, o que representa cerca de 85% da população nacional. “Nossa operação, que compreende a desocupação da faixa de 3700 a 4200 MHz, a mitigação de interferências nas estações satelitais profissionais FSS e a instalação da nova parabólica digital para famílias inscritas no CadÚnico, é a primeira etapa para que o 5G standalone possa ser implementado por todo o Brasil”, afirma.

Desde a última reunião do Gaispi, todas as cidades dos estados de Amapá, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já estavam com a faixa liberada e com o agendamento para instalação gratuita da nova parabólica digital aberto. Agora, Alagoas e São Paulo se juntam a elas. Os próximos passos para que todos esses municípios tenham, de fato, a nova tecnologia ativada não dependem da entidade. Para a implantação do 5G é necessário que a legislação local permita a instalação e operação das antenas e é importante destacar que as operadoras têm liberdade comercial para escolher onde atuar primeiro.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024