A Fico, desenvolvedora de softwares de análise preditiva, realizou em parceria com a empresa de inteligência de mercado Corinium uma pesquisa mundial sobre tendências de aplicação da IA – Inteligência Artificial em tempos de coronavírus. Foram entrevistados mais de 100 diretores de dados e analíticos de grandes empresas globais, onde 57% apontaram que a pandemia fez com que a demanda por soluções que aplicam IA aumentasse, graças a um cenário de incertezas que exige cada vez mais resiliência e capacidade de adaptação. 63% dos executivos admitiram que começaram a escalar recursos de IA em suas organizações.

O estudo destacou, no entanto, que há diversas barreiras que impedem a expansão da IA. 93% dos entrevistados disseram que questões éticas devem ser superadas para que seja possível impulsionar a adoção da IA em suas organizações, e 65% destacaram que formar uma equipe com as habilidades certas é uma barreira grande ou média. Integração de novas tecnologias com sistemas legados (62%) e riscos regulatórios e de conformidade (60%) aparecem também entre os principais desafios.

A questão ética foi citada pela maioria absoluta dos executivos como uma grande barreira, sendo que metade admitiu que sua empresa adotou regras rígidas de governança e gerenciamento de modelos para apoiar o uso ético da IA. No entanto, o estudo indicou que há um longo caminho pela frente, pois 67% dos executivos declararam que não monitoram seus modelos para garantir uma precisão contínua.

“Ser ético é não estar cego para o que está no modelo”, disse Scott Zoldi, Chief Analytics Officer da Fico. “As organizações precisam garantir que a IA seja projetada de maneira robusta e que seja explicável, transparente, construída de forma ética e governada por um processo de desenvolvimento registrável e auditável, que seja referenciado à medida que os dados mudam ao longo do tempo”.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024