Aos poucos, o conceito de edge data centers começa a se tornar realidade pelo país. O mais novo investimento nesse sentido é o 4Edge, um data center que acaba de ser inaugurado em Bauru, SP, pela Informo Tecnologia, empresa que atua há 17 anos no mercado com serviços gerenciados de TI, segurança e infraestrutura.

O projeto começou a ser idealizado no final de 2019. “Percebemos a tendência de migração das aplicações para a nuvem. A pandemia reforçou esse movimento. Embora muitas empresas mantenham um modelo híbrido, o consumo de serviços de data center deve crescer cada vez mais”, diz Marcio Renato Talhacolo, CEO da Informo.

Fundada e sediada em Bauru, cidade de médio porte a cerca de 300 km da capital paulista, a Informo atende empresas de várias localidades, que buscam abrigar seus servidores e aplicações em data centers de alta disponibilidade. Mas as estruturas hyperscale estão concentradas nos grandes centros, como São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, distantes o suficiente para comprometer as latências. “Para suprir essa demanda, algumas empresas montam data centers de forma improvisada, sem seguir as especificações de projeto, instalação e operação de Tier III”, afirma.

O data center da 4Edge, ao contrário, foi totalmente concebido, desde a escolha do terreno até o comissionamento das instalações, de acordo com os padrões de desempenho, redundância e confiabilidade, com infraestrutura redundante N+1, continuidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Usamos os equipamentos de energia, refrigeração de rede e as configurações exatamente como nos data centers hyperscale, mas numa escala menor, na borda, perto do cliente. Trabalhamos com estrutura de ponta, com marcas como Panduit, Vertiv e Cummins”, afirma. A integração e instalação ficaram a cargo da Trusted Data.

Segundo o executivo, o data center nasceu padrão Tier III do zero, em área própria, localizada em uma esquina para facilitar a dupla abordagem de conectividade das operadoras de fibra. O projeto da 4Edge prevê duas fases. Agora em junho foi inaugurada a fase 1, com 14 racks. Em 2024 serão mais 20 racks (fase 2), em outra sala a ser construída no mesmo lote, chegando a 34 racks no total.

O portfólio está ativo, com a oferta de serviços de data center, nuvem e colocation, inclusive com contratos já assinados. A atuação da Informo como fornecedora de soluções de infraestrutura e serviços de TI facilita o cross selling de clientes para o data center, que deverá atrair principalmente empresas de médio e grande portes de segmentos como indústrias, saúde e agronegócio, em especial do interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

“Futuramente, teremos também ofertas de DR – disaster recovery e backup como serviço, o que nos permitirá atender corporações da Grande São Paulo interessadas em manter seu backup em localidades distantes dos data centers atuais”, diz Sandro Scarlassara, CFO da 4Edge.  

Empresa nacional, a Informo realizou os investimentos com recursos próprios, mas a aquisição dos equipamentos foi facilitada graças à modalidade TAAS – technology as a service da distribuidora WDC Networks. Dessa forma, a Informo conseguiu ter acesso às mais recentes tecnologias.

Com o sucesso do projeto, o executivo está confiante na expansão da 4Edge no próximo ano e prevê a construção de data centers iguais ao de Bauru em outras cidades do interior e estados vizinhos. “A proposta é estar próximo do cliente. Queremos ter diversos pequenos data centers interconectados em uma matriz de edge a partir de 2024”, finaliza o CEO.

Na foto, Marcio Renato Talhacolo (à esquerda), CEO, e Sandro Scarlassara, CFO da 4Edge.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024