Com a expansão do 5G e IoT – Internet das Coisas e a crescente demanda por processamento de dados, os provedores de Internet têm um enorme potencial de negócios na oferta de serviços de data centers, em especial para processamento na borda (edge), aproveitando sua elevada capilaridade e conectividade. Algumas empresas já perceberam essa tendência e vêm investindo para modernizar suas estruturas com altos níveis de desempenho, redundância e segurança. É o caso da Contato Internet, de Araranguá, SC, que inaugurou em março o novo data center, totalmente projetado e desenvolvido conforme requisitos de Tier III. A estrutura compreende uma área de 500 m².

Fundada em 1996, a Contato Internet tem mais de 30 mil assinantes e atende todo o litoral sul de Santa Catarina. O estudo para que o centro de processamento tomasse forma começou em 2019 e a construção teve início no final de 2020. Desde a concepção do data center até a instalação dos equipamentos, tudo foi pensado com o objetivo de conquistar o Tier III em projeto e facilities do Uptime Institute. “É um projeto emblemático porque são poucas empresas em Santa Catarina a ter um data center Tier III. No universo de provedores de Internet, é ainda mais raro”, diz Deni Manoel Pedro, diretor da CED Soluções, integradora de soluções de engenharia para data centers e ambientes corporativos, de Florianópolis, SC, responsável pelo projeto construção do empreendimento.

O data center entrará em operação em três fases, chegando à capacidade de 25 racks e 500 kVA de energia (com possibilidade de expansão). A primeira fase começou agora, em março, com 10 racks. O prédio é totalmente novo e foi construído do zero para abrigar a instalação, que conta com proteções adicionais de segurança, sistemas de aterramento e blindagem eletromagnética, além de medidas como geração de energia com sistema fotovoltaico, que atenderão a 50% da demanda de energia do data center (on grid) e sistemas de captação de água de chuva e aproveitamento do condensado do ar condicionado.

O edifício ocupa dois andares. No térreo ficam as áreas de TI, o data room e área de facilities e no piso superior fica o NOC – centro de controle de operações, as áreas administrativa, de suporte e operacional. Com capacidade de 45 TR, o ar-condicionado é de precisão com expansão direta e foi fornecido pela Stulz, seguindo a configuração de confinamento de corredor frio. O controle de acesso, imagem, equipamentos e variáveis como temperatura e umidade são monitorados pelo sistema DCIM DataFaz da Specto.

Toda a infraestrutura de racks e confinamento de corredores e a solução de comunicação óptica foi fornecida pelo fabricante Fibracem, com alto grau de customização e adaptação e em parceria com a marca suíça Huber & Suhner. “Por se tratar de um provedor de Internet, a saída do data center para atender os assinantes é muito importante para assegurar baixas latências e qualidade do serviço. A solução de DIOs foi um grande diferencial nesse projeto. A pequena área ocupada pelo bastidor, de 40 x 90 cm, possibilitou economia de espaço com altíssima densidade”, diz o executivo. A CED também fez o moving das instalações – a estrutura antiga ficava na sede no terreno ao lado e era bem menor, com seis racks.

Além da própria demanda do provedor, o data center abrirá as portas para uma gama ainda maior de clientes, que serão atendidos por um sistema de qualidade e com capacidade ampliada. “É um novo mercado em que a Contato Internet se preparou para entrar, colocando a serviço o que se tem de mais moderno em termos de tecnologia e segurança de dados à disposição, através de um mix de produtos/serviços pensado para atender às diversas demandas deste mercado”, ressaltou. A intenção é que a infraestrutura tenha como clientes não só empresas, comércios e instituições de Santa Catarina, mas de outros estados, como Rio Grande do Sul, que poderão contratar serviços de hospedagem, colocation e nuvem.

“Os edge data centers vão começar a pipocar. Nessa corrida, o provedor de Internet sai na frente porque já tem conectividade/capilaridade, ou seja, já tem a estrada na mão. Com o data center, basta  embarcar mais serviços”, finaliza o diretor.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024