A Weclix, provedor de Internet com sede em Ribeirão Preto, SP, e a YouCast, integradora especializada em soluções de broadcast, OTT, redes e produtos digitais, acabam de anunciar a parceria para lançar a campanha da plataforma ESaúde Assist no Estado de São Paulo.

Num primeiro momento a campanha priorizará a comunicação do serviço de telemedicina, que se trata do atendimento 24 horas de qualquer lugar e que muitos ainda não têm acesso por desconhecimento e por não saberem o quanto a telemedicina tem o poder de revolucionar o acesso à saúde de qualidade de forma muito eficiente, ajudando a superar o acesso limitado oferecido pelo SUS, Sistema Único de Saúde, a recursos imprescindíveis para a manutenção da saúde. Na sequência a campanha mostrará os benefícios das assinaturas completas do ESaúde Assist. Com custo acessível para famílias de até cinco pessoas, o ESaúde Assist conecta pacientes à rede particular de saúde para consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem.

Segundo Kátia Andrade, CMO da Weclix, o objetivo das marcas é conseguir atingir uma parcela considerável da população que recorre ao SUS. “Desde o início da operação temos propósitos que vão além de oferecer Internet de qualidade. Com essa parceria, queremos auxiliar na democratização do acesso aos serviços de saúde online, bem como proporcionar dignidade ao atendimento, pois todos têm o direito de esperar por uma consulta no conforto da sua casa ou na sala de espera dos consultórios e não em uma fila interminável do posto de saúde. Além de ter um custo mais acessível comparado aos planos de saúde tradicionais, o ESaúde Assist atinge muito mais pessoas, pois possibilita à população a disponibilidade de um leque de especialidades para tratamento por meio da tecnologia”, explica.

Filipe Paula dos Santos, diretor comercial e sócio da YouCast, destaca que há diversos atendimentos que poderiam ser solucionados, via telemedicina, sem sobrecarregar os hospitais, o que evitaria a superlotação tão comum no dia a dia das empresas públicas e privadas de saúde. “Para nós é muito empolgante acompanhar o que a tecnologia pode fazer para sanar esse problema que há anos assola o nosso país. Uma boa anamnese em atendimento virtual pode resolver mais de 50% das queixas dos pacientes, ou seja, determinar a primeira linha de cuidados e acompanhar a evolução do quadro em consultas de retorno on-line ou presencial se necessário”.

O executivo ainda acrescenta que por meio da consulta on-line, uma pessoa com dor de garganta, virose ou mal-estar é diagnosticada rapidamente e recebe a receita médica digitalizada sem precisar sair de casa ou pegar fila. “Essa medida reduz, inclusive, o risco de exposição a outras doenças se estivesse no pronto-socorro, além de não precisar gastar com locomoção e estacionamento”, diz.

Nos próximos dias a Weclix irá incorporar ao seu portfólio de produtos o serviço de telemedicina fornecido pelo ESaúde Assist para garantir acesso a saúde aos seus clientes onde quer que eles estejam. “Serão oferecidos planos acessíveis para toda a família”, relata Kátia Andrade.

Regulamentada recentemente, a teleconsulta ou consulta médica não presencial foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país no atendimento a pacientes em 2022. Os dados são do Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). A pesquisa TIC Saúde deste ano mostra um crescimento do uso de tecnologias por profissionais do setor quando comparado ao período anterior à pandemia, o que, para os pesquisadores, pode impactar positivamente a assistência à saúde.



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