A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers sustentáveis no mercado hyperscale, anuncia o início das operações do SGRUTB05, o segundo maior data center vertical da América Latina, com capacidade de TI de 6 MW. O empreendimento, localizado no Campus Tamboré, em Barueri, SP, é mais um single tenant – o 3º apenas nesse campus – dedicado a um único cliente hyperscale, que ainda dispõe de uma reserva de capacidade de 100 MW a ser distribuída em outros data centers do complexo. Lá ainda se encontra o maior data center vertical do mercado latino-americano, o SGRUTB04, também da Scala.

Com 6,7 mil m2 de área total construída, o SGRUTB05 possui 35,5 metros de altura, cinco andares, sendo três pavimentos dedicados aos data halls que, juntos, somam aproximadamente 400 racks de alta densidade em quase 9MW de potência total. Para implementar o site, a Scala aplicou a sua metodologia própria One Scala Template, desenvolvida pelo Centro de Excelência em Engenharia (CoE) da companhia, formado por mais de 200 engenheiros, arquitetos e especialistas responsáveis pela verticalização de toda a cadeia de design, projeto, construção e comissionamento de novos data centers para atender às demandas do mercado hyperscale.

O SGRUTB05 é abastecido exclusivamente com energia renovável e certificada e tem alta eficiência energética, desenhado para operar com PUE - Power Usage Effectiveness inferior a 1,4. Por ser refrigerado a ar e não utilizar água neste processo, o novo data center da Scala tem um WUE (do inglês Water Usage Effectiveness) equivalente a zero, o que significa que sua operação não causa qualquer impacto em recursos hídricos. O SGRUTB05 está, ainda, em linha com as especificações das certificações LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, voltada para construções sustentáveis, e ANSI/TIA-942-B rated 3, que atesta parâmetros para a construção e o design de data centers.

“Terceiro prédio em operação no campus Tamboré dedicado a um único cliente Hyperscale, o SGRUTB05 reforça a estratégia bem-sucedida da Scala em não só habilitar volumes sem precedentes no mercado latino-americano, acomodando o crescimento da infraestrutura de TI dos nossos clientes por décadas, como também oferecer uma abordagem segura, rápida e flexível por meio de construções múltiplas”, avalia Marcos Peigo, CEO e cofundador da Scala.

Com a conclusão do SGRUTB05, a Scala passa a dispor de sete data centers em operação, sendo quatro no Campus Tamboré, um em São Paulo, um em Campinas, SP, e um no Rio de Janeiro. Os projetos em desenvolvimento em Tamboré asseguram ao local 90 MW de capacidade contratada e 170 MW de capacidade reservada para clientes hyperscale, sendo o maior campus de data centers da América Latina e entre os cinco maiores do mundo em potência projetada.

Além dessas unidades, a companhia prossegue em seu plano de expansão acelerado, com a construção de novos sites no Campus Tamboré, Porto Alegre, RS, Curauma e Lampa (Chile), bem como projetos avançados para implementar outros data centers em Jundiaí, SP, Chile, México e Colômbia. Desde a sua fundação, em 2020, a Scala já investiu mais de R$ 6 bilhões em projetos na América Latina e prevê chegar a 500 MW de capacidade distribuída nos próximos cinco anos nos quatro países em que opera.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024