O ClubGas, companhia sediada em São Paulo, com atuação nacional, atua com um programa de desconto focado no abastecimento de veículos e soluções automotivas. Atualmente, o negócio é composto majoritariamente por clientes de associações de proteção veicular. Com cerca de 150 mil usuários cadastrados, o ClubGas mira oferecer seus benefícios para outros mercados, inclusive o de operadoras de telecomunicações.

“Os assinantes de provedores de Internet têm um tíquete mensal menor quando comparado com a proteção veicular. Com isso, a mensalidade pode sair quase de graça caso o usuário abasteça bastante”, explica Leandro Rodrigues de Matos, diretor estratégico do ClubGas.

Segundo análise da companhia, uma pessoa consegue economizar em média R$ 20 toda vez que encher o tanque do veículo. O valor foi calculado em cima da média de desconto dos últimos dois anos, de R$ 0,40 por litro. Ainda segundo o estudo, a média de abastecimento do brasileiro é de três tanques cheios por mês, o que totaliza R$ 60 de economia.

“Trabalhamos com o limite de um abastecimento a cada 24 horas. O cliente do provedor cuja placa está cadastrada em nosso sistema gera um código de desconto a partir do aplicativo, disponível para Android e IoS, e mostra para o frentista. A ferramenta também oferece um totalizador que informa quanto o usuário economizou desde que passou a utilizar o programa”, afirma o diretor.

Para aplicar o desconto, os postos conveniados com o ClubGas adotam um sistema integrado à plataforma que, além de indicar os estabelecimentos mais próximos do motorista, atualiza os valores dos combustíveis em tempo real. Também é possível conectar o ClubGas diretamente ao ERP do provedor, o que permite ao usuário consultar as informações do programa de benefícios sem sair do aplicativo da operadora. A redução no preço pode ser aplicada em gasolina, álcool, diesel e GNV – Gás Natural Veicular.

“Não temos vínculo com nenhuma bandeira específica de posto de gasolina. Temos no sistema aproximadamente 6 mil postos cadastrados. Se o provedor tiver pelo menos 5 mil clientes, conseguimos ativar um posto na região indicada pela operadora em até uma semana”, ressalta Matos.

Apesar de não existir um limite de usuários para que o provedor possa oferecer as facilidades do ClubGas, a companhia exige um mínimo de 5 mil clientes em regiões sem postos ativos. Em casos onde já existam locais de abastecimento funcionando pelo programa, não há um valor mínimo, porém a empresa recomenda algo em torno de 100 usuários.

Para 2023, o ClubGas pretende aumentar o número de adesões ao programa, e a entrada dos provedores é fundamental para que a meta seja atingida. A companhia também planeja ativar, até o final do ano, um Clube de Benefícios onde cada litro abastecido gera um ponto que, somados, podem ser trocados por serviços no próprio posto de gasolina, como trocas de óleo e aplicação de aditivos.

“Com a entrada dos provedores, queremos chegar a 500 mil usuários até o final de 2023. Esperamos que as operadoras representem até 30% do nosso negócio”, projeta o diretor.



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