A Embratel Smart Monitoring permite monitoramento inteligente e em tempo real, com o intuito de evitar a perda de alimentos, vacinas, mercadorias e insumos. A plataforma monitora com inteligência de dados as condições de temperatura, umidade e localização de cargas, como produtos sensíveis, durante o transporte ou em locais de armazenamento. Utiliza sensores de IoT - Internet das Coisas para gerenciamento e para acompanhar fluxos de veículos, caminhões ou de centros logísticos que podem aumentar sua performance graças à medição remota de informações. Por meio da configuração de parâmetros ideais, o sistema identifica e emite alertas automáticos quando as métricas estão fora do padrão desejado para evitar as perdas. Seu funcionamento é automático e ininterrupto, dispensando o acompanhamento humano para o monitoramento de variáveis.

“Atualmente, a maior parte da cadeia de distribuição e de estoque ainda utiliza registros manuais de temperatura e de umidade de ambientes, o que deixa todo o processo mais vulnerável a erros e com um tempo de resposta ruim diante de possíveis anormalidades”, afirma Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta que a partir da adoção da Smart Monitoring, esse monitoramento passa a ser feito a distância por meio de um sistema inteligente. “A solução é capaz de até indicar quando é necessário reparo manual em casos mais críticos. Com a Smart Monitoring, proporcionamos inovação e digitalização para o monitoramento de cargas, apoiando na tomada de medidas rápidas e preventivas em casos de métricas alteradas, evitando prejuízos”, diz.

Os sensores que fazem parte da solução são integrados com um SIM Card e permitem uma comunicação de qualidade, segura e com controle, de forma ininterrupta. Os dispositivos são plug and play, o que significa que já são configurados e entregues prontos para uso, sem depender de uma infraestrutura de conectividade local. Os equipamentos são calibrados e possuem sistema auditável, que garante a veracidade dos dados e atende todas as legislações em vigor.

Com os dados disponibilizados em um painel de controle online e em um aplicativo móvel, as empresas conseguem acessar medições sempre atualizadas e consultar uma base histórica, podendo comprovar que todo o processo logístico de transporte e armazenamento foi realizado adequadamente. Eventuais falhas nos sistemas de refrigeração, por exemplo, podem ser estudadas para não voltarem a acontecer. Dessa forma, é ampliada a acuracidade no controle das cargas e a confiabilidade das informações, evitando perda de produtos e os custos resultantes do retrabalho na cadeia de distribuição. A solução é totalmente digital, sem uso de papeis, e é capaz de armazenar históricos e informações relevantes para o negócio, ganhando agilidade e performance.

A Embratel Smart Monitoring é indicada para os mais variados segmentos, podendo ser usada em pontos fixos, como em almoxarifados e câmaras frias, ou em caminhões e veículos em movimento. Na saúde, a solução pode ser usada por clínicas, laboratórios e farmacêuticas no correto deslocamento e armazenamento de vacinas, medicamentos e insumos, que possuem limites de temperatura e umidade bastante específicos. A Smart Monitoring pode ser utilizada por empresas de varejo, logística, agronegócio e alimentos, como laticínios, carnes e peixes, que também precisam de ambientes controlados para evitar o perecimento.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024