O setor de telecomunicações investiu, em 2022, R$ 38,1 bilhões, o que representou um crescimento nominal de 7,3% em comparação com 2021. Em valores reais, reajustados pela inflação, houve uma estabilidade no investimento em relação ao ano anterior: de R$ 39 bilhões em 2021 para R$ 38,5 bilhões em 2022.
“Estamos mantendo os investimentos necessários para a expansão da conectividade mesmo em um cenário de queda nas receitas que temos verificado nos últimos anos. Em 2022, a receita bruta em valores reais caiu de R$ 285,1 bilhões em 2021, para R$ 277,7 bilhões”, explicou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

“Isso mostra o compromisso das empresas com a conectividade do país, mas é preciso mudanças para que esses investimentos continuem aumentando, e uma das principais é a reforma tributária. O setor defende a necessidade de uma reforma ampla, que leve a uma redução da carga de impostos”, concluiu.
Nos últimos cinco anos a receita bruta do setor foi de R$ 296,5 bilhões em valores reais. A série histórica mostra uma queda real da receita ao longo dos anos, fruto de um mercado competitivo onde o preço acaba sendo um diferencial para a conquista dos clientes.
O setor fechou o ano de 2022 empregando diretamente 522 mil trabalhadores. Comparado com o ano de 2021 houve uma redução de 1,71% no número de empregos diretos. 
Ao todo, foram contabilizados 336 milhões de acessos em todos os serviços, considerando telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. A banda larga (fixa e móvel) registrou crescimento de 7,3% em relação a 2021. Em redes, o setor atingiu 87,6 mil antenas, uma redução de 8,7% em relação a 2021. Essa queda ocorreu devido ao processo de incorporação da rede móvel da Oi pela Claro, TIM e Vivo, o que gera uma otimização das infraestruturas.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024