A YouCast, integradora especializada em soluções de broadcast, OTT, redes e produtos digitais para operadoras e provedores, com sede em São Paulo, está apresentando o serviço de telemedicina, que tem o objetivo de democratizar o acesso à saúde, em especial para a população de baixa renda. A empresa fez uma parceria com a E-Saúde, health tech de Belo Horizonte, MG, e estruturou modelos de negócios voltados especificamente para os provedores de Internet que, além de exercer a função social, podem aproveitar os benefícios fiscais do SVA – serviço de valor agregado, melhorar a imagem junto aos clientes e aumentar a receita.

“Muitos provedores atendem povoados em localidades afastadas e assinantes de classes C e D sem acesso à saúde particular. Com a ferramenta, o acesso à videoconsulta é feito em poucos minutos, de qualquer lugar e a qualquer hora. Esse é um grande diferencial de nossa plataforma, pois existem opções no mercado em que o cliente tem somente chat com um enfermeiro ou plantonista”, diz Filipe Paula dos Santos (foto), diretor comercial e um dos sócios da YouCast.

No atendimento de urgência e emergência para doenças de menor risco, uma boa anamnese em atendimento virtual pode resolver mais de 50% das queixas dos pacientes, determinar a primeira linha de cuidado e acompanhar a evolução do quadro em consultas de retorno. “Uma pessoa com dor de garganta, virose ou mal-estar é diagnosticada rapidamente e recebe a receita médica digitalizada sem precisar sair de casa e pegar fila, com atendimento 24 horas, sala de espera em casa ou qualquer outro lugar em que esteja, reduzindo o risco de exposição a outras doenças no pronto-socorro. Além disso, não tem o gasto de locomoção, de estacionamento ou do lanche no hospital”, afirma o executivo.

A quantidade mínima de contratação do serviço de telemedicina é de 200 vidas, a um valor total mensal de R$ 700; conforme cresce a quantidade de vidas (CPF), menor o valor por assinante, podendo custar cerca de R$ 1,10 por assinante/mês. “O benefício pode ser aplicado para upgrades de planos, na fidelização e retenção de clientes e na diferenciação frente à concorrência”, sugere. Aproveitando as vantagens tributárias, o custo do investimento se torna ainda menor, da ordem de centavos.

Na mesma integração, o provedor poderá criar um combo com outros SVAs, como livros digitais, streaming de vídeos, jogos e aplicativos de bem-estar. A empresa faz a integração dos serviços, gestão e suporte técnico para o provedor, que certamente também pode vender o serviço separadamente e aumentar sua receita.

A reportagem completa com a YouCast pode ser conferida na RTI de abril: https://bit.ly/3UhAVkQ, página 8.



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