A Eletronet, fornecedora de serviços de telecom e conectividade IP por rede de fibra óptica em OPGW, participa da 12ª edição do Congresso RTI de Provedores de Internet, que acontece de 12 a 14 de abril, em Fortaleza, CE, em paralelo com o IX Fórum Fortaleza, organizado pelo CGI Brasil - Comitê Gestor de Internet, e anuncia o lançamento do IP MultiPoP, solução que chega para complementar a família de produtos IP.

De acordo com o diretor comercial da Eletronet, Cassio Lehmann (foto), o lançamento do IP MultiPoP vem atender a uma demanda identificada junto aos clientes e abre a temporada de ofertas disruptivas e inovadoras previstas para 2023. Ele acrescenta que a nova solução está disponível para toda a base de clientes, sendo recomendada especialmente para provedores e operadoras de telecomunicações com tráfego IP acima de 10 Gbit/s ou com mais 20 mil assinantes, como alternativa de backup ou para otimizar a gestão de tráfego.

O novo IP MultiPoP oferece uma arquitetura de rede distribuída na qual provedores e operadoras de telecomunicações conectados aos POPs - pontos de presença remotos da Eletronet podem utilizar os POPs Core da companhia, localizados em São Paulo, Porto Alegre, RS, e Fortaleza, CE. Segundo o gerente de Produto da Eletronet, Célio Mello, essa estratégia de redundância é importante para assegurar que os serviços de telecomunicações sejam mais confiáveis para os usuários, garantindo a continuidade dos serviços até mesmo em caso de falhas do POP principal.

“Se um ponto de presença (POP) cair, pode haver uma interrupção nos serviços de telecomunicações fornecidos a partir daquele local. Com a solução IP MultiPoP, o tráfego é roteado para o POP Core da Eletronet, contratado com base em fatores como latência e infraestrutura, uma vez que o provedor precisa ter uma rede para alcançar o segundo POP”, explica Mello. Ele afirma que o serviço MultiPoP é cobrado por acionamento, onde o cliente paga proporcionalmente à utilização.

O gerente de Produto acrescenta que, adicionando mais pontos de presença à rede, o provedor ou operadora pode expandir sua área de cobertura e escalabilidade para lidar com um número crescente de usuários, sem sobrecarregar um único POP. Outro benefício do novo IP MultiPoP é o aumento da segurança, uma vez que, com vários POPs espalhados geograficamente, a rede é menos vulnerável a ataques maliciosos que possam ter como alvo um único POP.

Durante o evento, a Eletronet também irá expor a família de soluções IP, incluindo o IP Brasil, serviço lançado no final de 2022 com a proposta de disponibilizar para os clientes toda a conectividade intrínseca da rede Eletronet no Brasil, que contempla 17 PIXs espalhados pelo país - oferecendo uma opção mais competitiva para conteúdos nacionais. A família IP da Eletronet ainda conta com o pacote completo Full IP, que dá acesso aos conteúdos nacionais e internacionais, além da modalidade Burstable IP (que oferece consumo e pagamento flexíveis, de acordo com a necessidade do cliente).

A Eletronet estará no estande E15. Informações: https://rtiprovedoresdeinternet.com.br/12/.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024