A Minsait, uma empresa Indra, foi o parceiro escolhido pela Vivo para realizar o moving do data center das plataformas de OSS da operadora, transferido de Barueri, SP, para outros dois endereços em São Paulo. A migração teve início em meados de abril de 2022, com o planejamento das predecessoras, conectividades, infraestrutura, gestão da continuidade do negócio e das mudanças planejadas e executadas pelo time da Transformação Digital de Redes da Vivo.

A última onda aconteceu em novembro, em uma operação coordenada pela Minsait, que fez a gestão fim a fim da mudança, apoiando a operadora com um processo de gestão completo, que incluiu planejamento, diagnóstico do ambiente, elaboração de documentação técnica, gestão logística, desativação e ativação nas plataformas físicas e lógicas na origem e destino, além de alinhamentos com as diversas equipes do cliente envolvidas na migração. Para realizar o moving, a Minsait contou com o apoio do parceiro Vertis Solutions, empresa especializada em suporte de plataformas e serviços de rede.

Com a mudança, a Vivo buscava obter ganhos de performance e eficiência de custos operacionais. Porém, processos de migração do data center podem ser bastante críticos, complexos e com custos elevados, além de representar determinados riscos para o cliente. “No caso da operadora, um processo mal conduzido de moving poderia ocasionar impactos no monitoramento da qualidade do serviço, chegando até mesmo a gerar intermitências percebidas pelo cliente final, além de comprometer informações que devem ser reportadas, em cumprimento às exigências da Anatel, ocasionando penalizações”, explica Marcos Alves, Senior Account Manager da Minsait, responsável pelo relacionamento comercial com o grupo Telefônica.

Para mitigar esses riscos e garantir que o moving dos equipamentos e sistemas fosse realizado com êxito, a Minsait elaborou um plano que compreendeu 16 ondas de migração, divididas em cinco meses de projeto. Ao todo, foram movimentados mais de 250 equipamentos, realizadas mais de 1400 conexões, além da migração de uma dezena de plataformas e sistemas legados, sem impacto ao negócio.

“O projeto foi desafiador do primeiro ao último dia. O pleno sucesso foi atingido porque foram utilizadas as melhores práticas de gestão, altíssimos conhecimentos operacionais de infraestrutura e aplicações. Tudo foi minunciosamente analisado, testado e documentado antes da migração ocorrer. As validações e pequenas correções foram realizadas com muito foco e disciplina nos dias subsequentes. Assim, todas as áreas envolvidas se mantinham engajadas, preparadas e confiantes para a próxima atividade”, comenta Fabio Stellato, Diretor de Serviços ao Cliente da Vivo.

“O data center moving é essencial para empresas que buscam atender com eficiência e competitividade às crescentes demandas de seus clientes internos e externos. Entretanto, por mais necessário que seja, o processo vem com seu próprio conjunto de desafios. Aqui na Minsait, acompanhamos a modernização tecnológica da Vivo há mais de duas décadas e essa parceria de longa data nos permitiu ter uma visão global das necessidades da operadora, de modo a entregar essa migração com alto índice de segurança para o cliente”, explica Melina Sanchez, diretora de Telecom e Mídia da Minsait no Brasil.



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