A Fibracem, indústria 100% nacional especializada no mercado de comunicação óptica no Brasil, começou o mês das mulheres com um dado histórico para a companhia: 35% da força de trabalho da empresa já é composta por mão de obra feminina. A quantidade representa cerca de 10 pontos percentuais a mais que a média nacional na comparação com o último levantamento feito pela CNI - Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a CEO da Fibracem, Carina Bitencourt (foto), o crescimento da presença das mulheres dentro da fabricante é reflexo de uma cultura e estímulo pela igualdade de gênero adotada na empresa e que tem sido vista como uma importante política de diversidade na organização.

“Não há dúvidas que as mulheres têm total capacidade de trabalhar em uma fábrica, tanto na parte administrativa, quanto em ambientes industriais e, inclusive, em cargos estratégicos e de gestão”, reforça.

Mesmo com o setor industrial se mostrando cada vez mais de portas abertas para a mão de obra feminina, ainda há o desafio de aumentar a representatividade das mulheres em cargos de liderança. Hoje, a CEO da Fibracem é uma das poucas mulheres que comandam companhias especializadas no mercado de comunicação óptica no Brasil – somente 14% dos principais fabricantes de produtos para telecom são dirigidos por mulheres.

Carina destaca que, em se tratando de postos de liderança, ainda que ambos – homens e mulheres – tenham seus respectivos valores, a força de trabalho das mulheres precisa ser considerada [também] como uma importante alternativa para o desenvolvimento e o crescimento dos setores, já que, para a diretora, elas são multifuncionais e extremamente atentas a determinados detalhes para a perfeita conclusão dos objetivos. “A Fibracem, por exemplo, conta hoje com mais de 15 mulheres no comando de equipes que estão espalhadas em todos os setores da empresa”,  diz a executiva.

A expectativa é que o número de mulheres dentro da empresa, assim como no setor da indústria no geral, aumente de forma significativa. De acordo com a CEO da Fibracem, isso deve ocorrer pois o processo de profissionalização e capacitação das mulheres vem sendo cada vez mais frequente.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024