Apesar do cenário econômico desafiador no Brasil, a distribuidora Agora registrou faturamento recorde em 2022, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos as vendas quadruplicaram. E para 2023, a previsão é de crescer entre 50% e 60%. “Janeiro já começou aquecido. Vendemos quase o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse Severino Sanches (foto), CEO e fundador da empresa, no evento KickOff 2023 Agora Huawei, no dia 2 de fevereiro, que reuniu parceiros (revendas e integradores) e clientes em São Paulo.

Grande parte desse resultado positivo deve-se ao portfólio de produtos para o mercado corporativo (enterprise) com pronta entrega que a distribuidora começou a trabalhar de forma mais intensa no ano passado. “Começamos a testar junto com a Huawei e o sucesso foi acima do esperado. Esse mercado tem uma característica interessante, de projetos pequenos e médios, que demandam pronta entrega. Ultimamente alguns fabricantes tradicionais estavam pedindo seis meses, até oito meses de prazo, o que quebra totalmente o ritmo de um projeto. Com o nosso rápido atendimento, muitos players que antes não usavam Huawei acabaram comprando, provaram e estão felizes. Então é um momento oportuno para ganharmos mais mercado e consagrar a marca nesse segmento”, disse o executivo.

Entre os novos produtos da Huawei que estão chegando por meio da Agora, está o sistema de armazenamento All Flash OceanStor Dorado 2000, especialmente voltado para o mercado de pequena e média empresa, oferecendo simplicidade, preço competitivo e funcionalidade similar a sistemas para grandes empresas. Para as linhas de conectividade, os destaques vão para os pontos de acesso AirEngine Wi-Fi 6, com antenas inteligentes e suporte para IoT – Internet das Coisas, switches multicamada com gerenciamento na nuvem, firewalls com inteligência artificial e roteadores com SD-WAN. “Na verdade, já fornecíamos esses produtos, mas a cada ano a Huawei desenvolve customizações e novos recursos”, afirmou Sanches. O refinamento é tão preciso que no segundo semestre serão lançadas linhas específicas para cada vertical, como educação, saúde, segurança e governo.

A linha de câmeras de segurança eletrônica da Huawei é uma das mais aguardadas por marcar a estreia da marca num dos segmentos que mais crescem no mercado brasileiro. A linha será comercializada exclusivamente pela Agora, com a marca Holowit.

Outra novidade é a chegada do IdeaHub S2, solução all-in-one de videoconferência em cloud desenvolvida pela Huawei que reúne câmera, microfones e tela interativa. O equipamento proporciona uma experiência de conexão imersiva para escritórios e escolas.

Fundada em 1993, prestes a completar 30 anos, a Agora atua também nos segmentos de segurança eletrônica, provedores de Internet e radiocomunicação. “Somos especialistas em empacotar soluções, ou seja, encontrar, junto com os parceiros, a arquitetura de um projeto, alternativas com melhor viabilidade econômica e técnica. Temos 15 engenheiros certificados pelos nossos fabricantes, que entram nas discussões com os integradores para customizar alternativas mais adequadas para cada projeto”, disse Alexsander Jacomin, diretor comercial da Agora. A empresa também oferece soluções financeiras. “Operamos com bancos e temos debêntures para fazer financiamentos próprios”.

Para garantir o pronto atendimento, a estrutura de logística conta com armazéns próprios em Shenzhen (China), Miami (EUA), Serra, ES e Barueri, SP. “São mais de 10 mil m2 de tecnologia armazenada. Temos um trânsito bastante fluido com os nossos fabricantes”, afirmou Jacomin.

A empresa distribui produtos Huawei desde 2015. “Somos o maior distribuidor Huawei do Brasil e uma das cinco maiores fora da China”, afirmou o CEO. Segundo Flávio Sellar, gerente de Canais da Huawei Brasil, o programa de canais tem três níveis. “Quem começou a trabalhar com a Huawei já é um parceiro Autorizado. Depois, ele sobe para parceiro Silver e Gold. Para ser Silver é preciso ter US$ 250 mil FOB de vendas, além das certificações. Para ser um parceiro Gold é preciso vender US$ 500 mil e ter mais algumas certificações. As certificações mudam ano a ano, mas são bem simples”, explicou Sellar.

Em 2021 a Agora se tornou uma empresa S.A., com balanço financeiro auditado anualmente. Emprega 150 colaboradores e deve chegar a 170 até o final do ano. Somente no último ano, 400 novos canais foram incorporados.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024