O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações segue em queda e caiu 22,5% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. No mês de setembro de 2022 foram registradas 133.367 queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas em setembro do ano anterior.

Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 19,9% nas reclamações relacionadas à telefonia móvel. O serviço foi o que registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385. Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% em relação a setembro de 2021 e as reclamações de usuários de banda larga fixa diminuíram 15,9%.

O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%.

A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e ofertas de crédito consignado.

“O setor segue registrando altos índices de investimento e, por exemplo, já instalou mais antenas de 5G do que o exigido no edital da Anatel, mostrando o compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor. O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante do aumento do número de acessos”, afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024