Apesar da expansão dos serviços de banda larga no Brasil e da importância da agroindústria na economia nacional, a baixa cobertura de Internet no campo ainda é um desafio, com mais de 35 milhões de habitantes rurais totalmente desconectados. Mas exatamente por isso são enormes as oportunidades de negócios para empresas e provedores regionais interessados em explorar esse mercado. A AgroMobility, uma startup que nasceu dentro da TecExpert Brasil, integradora especializada em conectividade sem fio, desenvolveu uma solução simples e capaz de levar Internet ao campo em poucos dias.

“O produtor rural hoje tem dificuldades de conexão de Internet com qualidade para realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas, estabelecer uma comunicação mais direta com as filiais, escritórios e armazéns logísticos, implantar câmeras de segurança e sistemas de monitoramento da propriedade e sensoriamento nos equipamentos do campo”, diz Ricardo Oliveira, sócio da TecExpert Brasil, de São Paulo, com implantações de conectividade sem fio em diversos setores industriais, incluindo o GP Brasil de F1 2021 e o novo trecho (Nova Serra) da Rodovia dos Tamoios (SP-99 São Paulo), com mais de 300 switches instalados ao longo de 12 km de vias e túneis.

A solução AgroMobility é fornecida em duas versões: móvel, que compreende um repetidor Wi-Fi com cobertura de 1 km e IoT - Internet das Coisas LoRaWAN de 5 a 10 km montado em uma carreta móvel de fácil engate em tratores ou utilitários; e fixa, com mastro de 7,5 m para cobertura sem fio na propriedade, seja em frentes de trabalho, pequenas propriedades e centros públicos rurais (postos de saúde e escolas). Na sede da fazenda, a conexão de Internet pode ser via satélite, 3G/LTE, fibra ou rádio ponto a ponto, um trabalho que também pode ser realizado pela equipe.

O investimento parte de aproximadamente US$ 4000 por estação. “O custo é reduzido pois usamos produtos de mercado”, diz. O custo de manutenção também é baixo, uma vez que a solução é alimentada por bateria e energia solar, com opções que permitem até 28 dias sem necessidade de carga. “Os gastos com conectividade de banda larga ou satélite podem ser compartilhados com diversos repetidores a um único modem”, diz Oliveira.

Segundo ele, com as coordenadas da propriedade, a empresa desenvolve o projeto de forma remota. “Enviamos a lista de equipamentos a nosso parceiro local de instalação e, quando necessário, enviamos um especialista até a propriedade, para acompanhamento do processo de implementação”, afirma. O gerenciamento da rede de repetidores pode ser realizado através do NOC da AgroMobility.

A empresa oferece ainda a possibilidade de integração com provedores regionais, uma solução white label ou em modelo de franquia. “Licenciamos operadoras interessadas a complementar seu portfólio com a solução de conectividade dentro do campo, com suporte, gestão e engenharia através de nossa equipe de especialistas”, diz.

Segundo o executivo, a solução AgroMobility foi destaque nos âmbitos de inovação em Conectividade para o Campo, dentro do espaço de Startups presentes nas 24ª e 26ª edições do Show Tecnológico Copercampos, realizado em Campos Novos, SC. Foi selecionada para compor a Missão Brasileira na Província de Santa Fé, Argentina, durante o Programa Diplomacia Inovação, organizado pelo Ministério de Relações Exteriores e operacionalizado pela Embaixada do Brasil na Argentina. E a versão fixa da solução AgroMobility foi reconhecida em programas de Apoio, Mentoria e Aceleração para Startups do Mercado Agro no Brasil.

A startup está sediada em São Paulo, além de estar incubada no Polo de Campos Novos, SC, por conta da demanda por conectividade nas propriedades rurais do estado, onde o desafio é maior devido à topografia acidentada. “Já temos diversos testes em andamento na região”, finaliza o diretor.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024