A Embratel apresentou no Futurecom demonstrações habilitadas com o 5G da Claro voltadas para diversas áreas do mercado, como indústrias, saúde, educação e cidades inteligentes, realizadas em conjunto com importantes companhias para mostrar os benefícios que a quinta geração de Internet móvel é capaz de prover aos negócios, incluindo o uso de robôs, dispositivos de IoT - Internet das Coisas  e aplicações de metaverso e de realidade estendida.

Algumas demonstrações realizadas:

5G em cirurgias assistidas – Johnson & Johnson MedTech: Médicos, especialistas e alunos da área da saúde podem assistir de forma remota e simultânea cirurgias com o uso da quinta geração de conectividade habilitada pela Embratel. Três câmeras  transmitem imagens em alta definição a partir de perspectivas distintas. O primeiro campo de visão permite que, com óculos tecnológicos, seja possível enxergar a distância o procedimento exatamente a partir da mesma perspectiva do cirurgião que realiza a operação in loco. A segunda perspectiva mostra a sala cirúrgica, exibindo as ações que acontecem no espaço. O último ponto de vista possibilita uma visão laparoscópica do procedimento a partir do dispositivo usado pelo médico que realiza a operação. As lentes dos óculos projetam informações e imagens para auxiliar o profissional em tempo real, que são transmitidas por meio do 5G. Essas aplicações possibilitam procedimentos mais precisos, orientações de especialistas feitas a distância e o melhor aprendizado de alunos.

5G para treinamento na saúde – Johnson & Johnson MedTech: Outra demonstração  focada no treinamento de alunos da área da saúde com realidade estendida. A aplicação tem como principal objetivo aprimorar a educação no setor, fornecendo, a partir de óculos de realidade virtual (VR), orientações visuais e sonoras com o passo a passo de procedimentos cirúrgicos. A baixíssima latência do 5G possibilita que a aula gravada, armazenada em nuvem, seja transmitida sem interrupções e de maneira eficiente. 

Indústria e 5G - Nestlé: Um robô conectado com 5G mostrou como a tecnologia integrada com IA auxilia na operação da indústria, aumentando a produtividade, a eficiência e o autonomia dos colaboradores, algo que já está sendo feito em fábrica da Nestlé, em Caçapava, SP, e que conta com um AGV (veículo autoguiado) conectado em sua produção, em projeto desenvolvido em parceria com Embratel e Ericsson. O robô consegue identificar produtos, por meio de características físicas, como tamanho e cor, e entregá-los aos seus devidos locais de armazenamento ou encaminhá-los para os próximos passos do processo de produção dentro da fábrica. 

Educação imersiva, 5G e metaverso – Facens: Com o 5G da Claro habilitado pela Embratel, foi desenvolvida uma prova de conceito (PoC), em parceria com a Ericsson, para a criação de um metaverso, representando um laboratório hidráulico 3D imersivo do 5G Smart Campus Facens, localizado em Sorocaba, SP. Na Futurecom, os visitantes puderam utilizar óculos de realidade virtual (VR) e observar como professores e alunos do Centro Universitário Facens utilizam o metaverso para ensinar e aprender de forma remota como manusear equipamentos, além de técnicas e conceitos que só poderiam ser praticados presencialmente até então. A baixíssima latência do 5G permite que as partes interajam em tempo real e a distância em um ambiente totalmente dedicado. Além de uma plataforma de ensino interativa, a aplicação possibilita treinamento e suporte remotos, por exemplo, reduzindo os custos das instituições e empresas com montagens de laboratórios físicos, entre outros benefícios.

Geo-sensoriamento com 5G – Senai Cimatec: Nesta demonstração, em parceria com o Senai Cimatec e Huawei, o foco foi o envio e a análise de dados de forma rápida e precisa em ambientes industriais de risco. Com o 5G da Claro, habilitado pela Embratel e utilizando inteligência artificial e IoT - Internet das Coisas, sensores e câmeras instalados pela indústria coletam e tratam informações apresentadas em um dashboard. Com análise de imagens em alta definição, a tecnologia permite que colaboradores que estejam em locais proibidos, sem capacete ou sem equipamentos de segurança, por exemplo, sejam identificados rapidamente com alertas emitidos pela aplicação para evitar acidentes. Métricas de temperatura, umidade, alta concentração de pó ou componentes químicos, barulho, entre outros dados recolhidos, mostram se há ameaças de vazamentos ou problemas na operação, por exemplo. No estande da Embratel, o público poderá acompanhar como as câmeras e sensores do geo-sensoriamento conectados com 5G funcionam, e seus benefícios para o setor. 

Teleoperação - Senai: Desenvolvida em parceria com a Nokia e o Senai, a demonstração apresentou a teleoperação de um robô, por meio de um dispositivo háptico ‘Touch’, com sensores e IoT, na qual todas as ações praticadas por uma pessoa, no equipamento, são reproduzidas com exatidão pelo robô, utilizando diversos tipos de conectividade. Desse modo, a tecnologia pode ser usada em atividades críticas, como no desarmamento de bombas e em áreas de risco de contaminação industriais, para evitar acidentes. Na saúde, a aplicação pode conectar médicos e pacientes em localidades distintas para a realização de cirurgias a distância.

Teleinspeção com 5G – Ericsson e V2COM-WEG: Um robô de teleinspeção remota conectado com 5G e integrado com IoT para uso em plantas industriais e áreas de risco também foi demonstrado na Futurecom. O robô ligado a uma câmera 360o 8K transmite imagens de altíssima resolução dos locais por onde circula para óculos de realidade virtual (VR), permitindo assistir tudo o que acontece no espaço com perspectiva completa e precisa. Com a velocidade de envio de dados e a baixíssima latência da rede 5G, os funcionários conseguem fazer o monitoramento em tempo real e de forma remota de locais de alto risco das companhias, evitando possíveis acidentes.

Cidades inteligentes e 5G - Connexa: Voltada para o segmento de cidades inteligentes, a aplicação habilitada pela Embratel com o 5G da Claro, em parceria com a Connexa, leva uma grande luminária Inteligente com gestão totalmente remota e em tempo real. A luminária possui uma fotocélula inteligente com conectividade NB-IoT que coleta dados, como consumo de energia, status de funcionamento, controle da luminosidade, entre outros, que são enviados para uma interface web em nuvem, permitindo que seu acompanhamento seja completo e remoto. A tecnologia possibilita o envio de comandos para programação de desligamento, atualização remota do firmware, agendamento de operações, atualização do sistema, dentre outras atividades. Com isso, a gestão pública pode ter um controle remoto maior dos equipamentos com eficiência de energia e levando mais benefícios para a população e meio ambiente.

SmartView e 5G – NoLeak (Agatha): Desenvolvida em parceria com a NoLeak, a demonstração envolve um sistema de monitoramento avançado com inteligência artificial autonôma. A partir de uma câmera acoplada a um dispositivo IoT, que transmite em tempo real as imagens gravadas, a aplicação analisa o vídeo como um robô de monitoramento e envia as informações para uma interface web ou mobile. Com inteligência artificial, machine learning, deep learning e reinforcement learning, a tecnologia é capaz de identificar e notificar comportamento atípico com precisão, algo importante para evitar roubos em bancos e no varejo, por exemplo. A aplicação mantém um aprendizado contínuo para que o monitoramento seja cada vez mais eficaz, e produz relatórios gerenciais.
 



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024