A CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, cloud e infraestrutura para data centers, acaba de firmar uma parceria com a israelense Zadara - cloud com o conceito DCaaS - Data Center as a Service. O acordo inaugura uma nova era na distribuição de soluções no país e, futuramente, na América Latina, agregando novos serviços e receitas para os canais, sem investimento inicial.

Cloud pura ou híbrida, sem custos ocultos, é a força do conceito por trás da Zadara.

Empresas de qualquer porte podem ter agora nuvens hiperescaláveis, da noite para o dia, sem nenhum tipo de investimento, complexidade ou aumento das necessidades de suas operações, ou custos ocultos que sempre aparecem mais tarde.

A parceria permite a expansão de diversos serviços prestados pelos canais, como OPaaS - On Premises as a Service, nuvem própria, white label, com logomarca do canal, e a possibilidade de configurar serviços de IaaS, dentro da console Zadara de nuvens públicas, o que permite à CLM também agregar brokers de nuvem pública em sua base de parceiros.

Para o fundador da CLM, Francisco Camargo (foto), a união de forças das duas empresas é uma resposta eficaz às transformações do mercado, garantindo uma receita recorrente e de longo prazo para os canais. “A plataforma Zadara permite também que nossos parceiros criem novos negócios, atendam regiões pouco assistidas, entreguem serviços de nuvem, rapidamente e inovem suas ofertas”, avalia Camargo.

O modelo de negócios da Zadara se fundamenta na cobrança por consumo, a longo prazo. “Assim, a taxa de sucesso da Zadara está intimamente ligada à do parceiro, seja ele data center, telco, provedor de Internet ou MSP.  Com o cliente tendo um resultado acelerado, otimizado, com boas margens de lucro, a Zadara se beneficia”, explica o gestor de produtos e soluções da Zadara, Raul Cesar Costa.

A empresa, que simplifica a complexidade operacional por meio do provisionamento automático de infraestrutura, de ponta a ponta, de recursos de computação, armazenamento e rede, criou um modelo de fornecimento de servidores, storages e de toda a camada necessária de software para que um data center se torne rapidamente em nuvem. Permite que a empresa até venda serviços de cloud, armazenamento como serviço, que pode ser usado na nuvem ou em servidores locais, as chamadas nuvens privadas, ou até mesmo instalado dentro do data center on premises do cliente.

Com a Zadara e CLM, as receitas do parceiro com venda de armazenamento podem dobrar, triplicar, chegando em alguns casos a cinco vezes, ao permitir que a empresa otimize um ambiente híbrido de servidores, nuvem pública e armazenamento, tudo gerenciado pela Zadara.

O formato abre ainda para o cliente a possibilidade de conectar o armazenamento em outras nuvens públicas e ter uma estratégia multicloud, com implantação facilitada de um processo de disaster recovery. “Esse recurso ajuda os provedores a recuperar uma vantagem competitiva em relação aos provedores de nuvem tradicionais”, assinala Costa.

Ainda de acordo com o executivo, a parceria com a CLM é estratégica porque pela primeira vez a Zadara dispõe de todo seu poder tecnológico, não mais apenas para os grandes data centers, uma vez que, no Brasil, até agora, as soluções Zadara são usadas por grandes corporações como telcos e data centers. “A estrutura robusta da CLM foi determinante para o fechamento da parceria. Com presença na América Latina, o que pode nos apoiar no futuro, a CLM mantém ainda um profissional de pré-vendas dedicado à Zadara, área técnica e gerente de produtos, além de um programa de descontos, ações de marketing, etc.”, comenta. “O broker consegue, com tecnologia Zadara, montar arquiteturas multicloud, onde um mesmo storage da Zadara, com vários volumes, pode estar conectado simultaneamente a várias clouds públicas”, finaliza.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024