A TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, foi a vencedora do leilão realizado por uma das maiores concessionárias de energia, atuante em Minas Gerais, para migração a seus data centers em São Paulo, bem como gerenciamento, de mais de 1000 servidores, 220 sistemas e 1,9 Petabyte de dados. 

A empresa de tecnologia foi escolhida após licitação para solucionar problemas de TI descentralizada, instabilidade dos ambientes produtivos, lacunas na governança e execução de controles, falhas na gestão de processamento, obsolescência e dificuldade de escalabilidade da infraestrutura, além de vulnerabilidades de segurança.

O contrato estabelece a prestação de serviços de infraestrutura de data centers (colocation e hosting); gestão da proteção e armazenamento dos dados; gestão das tecnologias e infraestrutura disponível, bem como seu monitoramento; gestão de segurança e vulnerabilidades com implantação das melhores práticas de governança.

A migração contou com mais de 90 colaboradores alocados e 31 mil horas trabalhadas em mais de 2 mil tarefas entregues. Resultou em ganhos de performance, com salto de nove para 21 servidores power e redução de consumo de infraestrutura. Proporcionou, ainda, a redução de 160 para 55 servidores após atualização dos hardwares e limpeza de 222 servidores obsoletos.

Além do gerenciamento do ambiente, a TIVIT atuou com recuperação de desastres e correção de 19 mil vulnerabilidades, implementando backup ativo e 100% replicado. Fez também a remoção de acessos e permissões administrativas dos usuários finais do cliente de todo o escopo de Itens de Configuração (ICs) dos data centers TIVIT, eliminando o risco de custódia compartilhada para fortalecer a segurança.

De acordo com Valdinei Cornatione, diretor-executivo e head de Tech Platforms da TIVIT, o projeto foi desafiador por sua dimensão e complexidade no contexto de início da pandemia. “Tínhamos uma janela curta para migração de enormes proporções, exatamente quando as equipes precisaram se adaptar com o trabalho remoto”, explica. “Foi trabalhoso, mas a TIVIT conseguiu entregar toda a infraestrutura prevista no edital com solução de ponta para virtualização e armazenamento, além de uma operação 100% dedicada, com especialistas detentores de certificações raramente encontradas no mercado nacional”, completa.

O escopo original do projeto cresceu organicamente e tem evoluído para novas entregas que envolvem a CyberSec, marca da TIVIT especializada em cibersegurança, e a unidade de Cloud Solutions, como a implementação da solução CrowdStrike e gestão de kubernetes, entre outros projetos em negociação ainda para 2022.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024