O projeto de cabeamento estruturado do Tauá Resort & Convention, localizado em Alexânia, GO, recebeu o prêmio Furukawa Awards 2022 na categoria Hospitality/Health. Foi adotada a solução PON LAN Laserway para a implantação da rede de comunicação totalmente em fibra óptica para atender aproximadamente 2600 pontos de dados, voz, CFTV, WiFi, controle de acesso e automação com streaming nas TVs dos quartos.

Localizado a 50 minutos de Brasília, DF, o resort conta com 424 quartos, spa, piscinas externas e internas, restaurantes, salão de jogos, quadras esportivas e outras opções de lazer. Seu centro de convenções inclui um salão para 2 mil pessoas e 14 salas complementares, todos com rede de Internet dedicada e flexibilidade para se adequar a diversos tipos de eventos. As obras tiveram início em 2019 e a conclusão da segunda fase do projeto ocorreu em julho de 2021.

Implantada pela PrimeData, integrador responsável pelo projeto, com sede em Goiânia, GO, a solução Laserway dá suporte aos serviços de voz e dados do Tauá Resort & Convention Alexânia (foto), o que inclui 600 câmeras CFTV e a rede Wi-Fi que cobre praticamente todas as áreas do empreendimento. “Usamos um chassi concentrador óptico OLT 2500 da Furukawa com redundância de placa de PON, placa de uplink e placa de gerenciamento além de fontes”, diz Neusmar Neves Filho (á direita na foto), diretor comercial da PrimeData. Nas pontas foram adotados splitters 1 x 2 x 32 para redundância. E para atender a rede interna, foram utilizados dois switches core fazendo agregação de link com o chassi 2500. “A solução está rodando 100% e com uma performance excelente. O complexo tem obtido nota máxima nas avaliações dos clientes referente à performance no uso da rede”, diz Edson Portela (à esquerda na foto), gerente de rede do Tauá Resort & Convention Alexânia. O empreendimento faz parte do Grupo Tauá de Hotéis, que também conta com resorts em Atibaia, SP, em Caeté e Araxá, MG.

O projeto demandou a instalação de cerca de 15 mil metros de cabos ópticos, que também foram usados em redes subterrâneas nas áreas externas, além de cabos e acessórios da linha GigaLan Green, utilizados na conexão entre os terminais de rede óptica (ONTs) e os pontos de acesso nos quartos e outras áreas do resort. Desenvolvida com foco em sustentabilidade, a linha Green da Furukawa é constituída de produtos com revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável e com baixa emissão de fumaça (LSZH) em caso de incêndio, o que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a torna indicada para locais com grande circulação de pessoas.

Segundo Neves, a PrimeData conta com quase 2 toneladas de material coletado, como cabos de dados e energia, que serão destinados no final do ano à Furukawa para tratamento, reciclagem e destinação adequada. As empresas que aderem a esse programa recebem uma bonificação em forma de um cheque verde, que pode ser trocado por produtos Furukawa ou reverter o valor em doação para uma instituição. “Estamos analisando oportunidades para desenvolver projetos sociais junto a escolas da periferia de Goiânia. Logo definiremos as instituições que serão beneficiadas pelo projeto”, finaliza o diretor.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024