Depois de três anos, a Furukawa Electric LatAm, fabricante de soluções para infraestrutura de redes de comunicação e energia, retomou os encontros presenciais com a realização do Furukawa Summit, seu principal evento com integradores, distribuidores e clientes finais, que teve início no dia 25 de setembro e se estenderá até o dia 28, no Bourbon Atibaia, em Atibaia, SP. Esta edição foi a maior da sua história, com 788 participantes, sendo 28% de fora do Brasil, de 19 países, incluindo não apenas os vizinhos da América Latina, mas também de localidades distantes como República Checa, Índia, Marrocos, África do Sul e Reino Unido.

“A Furukawa vem aumentando cada vez mais sua presença no mundo”, disse Foad Shaikhzadeh (foto), presidente da Furukawa Electric LatAm, durante a abertura do evento. O faturamento no último ano fiscal (2021) foi 35% maior em relação a 2020, alcançando um total de R$ 2,057 bilhões, dos quais 29% se referem às exportações. “Foi a empresa do grupo que mais cresceu no setor de telecomunicações globalmente. E a missão é levar as experiências do Brasil para outros mercados além da América Latina”, disse. A meta para 2025 é que as vendas externas representem 35% da receita.

Além de manter as fábricas no Brasil, Argentina, Colômbia e México 100% operacionais e os 2300 colaboradores durante a pandemia, a Furukawa desenvolveu uma série de tecnologias, algumas já em produção ou avaliação de desempenho em sua planta de Curitiba, PR. Entre as novidades estão os cabos ópticos rollable ribbon (fitas roláveis), que trazem como novidade o novo design capaz de acomodar o dobro de fibras em um duto padrão em relação ao cabo loose. “Estamos preparando a fábrica para produzir os primeiros protótipos, com 432 fibras, que têm somente 16,8 mm de diâmetro e pesam 210 kg/km. Comparativamente, nos cabos convencionais a maior capacidade é de 288 fibras, com 18,3 mm e 230 kg/km. Os cabos de fibras roláveis podem chegar a 6932 fibras, de 29 mm, para interligação de grandes data centers”, disse Shaikhzadeh. Para formar as fitas, as fibras são parcialmente ligadas umas às outras em pontos intermitentes. O desenho construtivo permite a fusão da fita em massa e a retirada de fibras individuais de forma mais fácil do que as fitas ribbon flat (planas).

Uma outra novidade da Furukawa é a linha de produtos InvisiLight com fibras “invisíveis” de alta resistência e flexibilidade que podem ser coladas na parede, sem necessidade de qualquer tipo de infraestrutura ou obra civil, o que a torna indicada para prédios históricos ou locais com restrições arquitetônicas ou de layout. A solução é produzida com a fibra ITU G. 657 B3, insensível a curvaturas, e instalada em questão de minutos – a fibra é fornecida em kits pré-conectorizados, sem necessidade de ferramentas especiais. A fábrica em Curitiba passará a montar a linha ainda em setembro, com capacidade de produção de cerca de 30 mil kits por mês. “A demanda por esse tipo de solução vai quintuplicar. Nos EUA, o lead time está chegando em um ano”, disse o presidente. Segundo ele, no Brasil a empresa já forneceu a fibra InvisiLight para vários clientes. Um dos cases é o do Palácio Hyogo da Câmara do Comércio Brasil – Japão em Curitiba (foto). Com mais de 20 anos, a edificação não contava com infraestrutura de canaleta ou dutos para passagem de cabos.

As redes pré-conectorizadas estão entre os principais destaques no crescimento da Furukawa, que também desenvolveu cabos multifibra (com até 144 fibras) para aplicações plug and play. “Com a entrada do 5G, redes multisserviços e redes neutras, as operadoras precisarão de fibras dedicadas para suas operações e instalação rápida”, disse.

Para o mercado corporativo e de data centers, o conceito da pré-conectorização também está presente no portfólio da solução Laserway. Outras vantagens importantes são o consumo de energia muito menor (economia de 70%), a redução de 35% no custo total de propriedade (TCO), a economia de espaço de 58% e, ainda, o impacto ambiental bem menor do que nas tecnologias tradicionais.

“A conexão por fibra óptica é à prova de futuro, uma vez que as fibras monomodo suportam velocidades de transmissão da ordem de Terabits por segundo”, enfatizou Celso Motizuqui, diretor comercial Brasil da Furukawa Electric LatAm. “Com a parceria anunciada recentemente entre a Furukawa Electric LatAm e a Nokia, a solução Laserway passa a incorporar equipamentos com alta performance para ambientes de missão crítica, proporcionando velocidades de 10 Gbit/s, conectividade IP e convergência de serviços aos diversos ambientes atendidos dentro de uma fábrica, hotel ou hospital, por exemplo”.

De acordo com Motizuki, a Furukawa já instalou mais de 200 mil pontos Laserway globalmente. “Ao mesmo tempo em que entrega uma plataforma tecnológica segura e confiável, melhorando a governança corporativa, a solução Laserway traz também grandes benefícios à sustentabilidade, graças à redução do uso de plásticos e do consumo de energia. E ainda prepara as empresas para os desafios trazidos pelas tecnologias 5G, 6G e o Metaverso”, ressaltou.

Também no Summit, a Furukawa anunciou o novo slogan “Furukawa Solutions”. O objetivo é integrar todas as atividades da área de comunicação do grupo e as diversas unidades da empresa, como OFS (com operações nos EUA, Europa e Ásia), Furukawa Electric Company (Japão) e Furukawa LatAm, e seus produtos, em uma única marca global e um único web site, que estará disponível nos próximos dias. Quatro comitês (vendas, marketing, operação e engenharia) estão avaliando as capacidades e os potenciais de cada fábrica. “É um trabalho de união e cooperação em conjunto”, concluiu Shaikhzadeh.



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