A Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções com foco em automação IoT – Internet das Coisas, foi escolhida pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco - HU-Univasf para o fornecimento e instalação dos equipamentos de infraestrutura de rede de acesso ao usuário (NAC). A empresa também presta apoio técnico à unidade que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação e referência de média e alta complexidade para o SUS - Sistema Único de Saúde.

As soluções, fornecidas pela Huawei, por meio da Roost, incluem dispositivos e softwares de infraestrutura para instalação de redes LAN e WLAN, entre os quais switches para autenticação e controle de acesso de usuários, e a plataforma eSight, que realiza a gestão de ativos de TI, como servidores, aplicativos, computadores, roteadores, firewalls, APs, câmeras e equipamentos de videoconferência.

A parceria da Roost com o hospital localizado em Petrolina, PE, foi firmada graças ao estudo técnico que localizou um projeto semelhante da empresa, com soluções e equipamentos da Huawei, para o TRT - Tribunal Regional do Trabalho. “Vimos que a proposta da Roost para o TRT se encaixava perfeitamente nas nossas necessidades, pois atendia aos requisitos técnicos que estávamos estudando e entramos em contato para obter mais detalhes”, conta o chefe do setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-Univasf, Alan dos Santos Martins.

De acordo com o gerente de Contas da Roost, Airton Cardozo, durante o processo licitatório outros hospitais da rede demonstraram interesse no serviço. “Como o hospital de Petrolina faz parte da Rede Ebserh, assim que o projeto foi lançado no sistema deles, diversos outros hospitais resolveram aderir ao processo já na origem”, detalhou. Ao todo, 14 hospitais universitários federais tiveram a infraestrutura de rede instalada pela Roost e contam com o apoio técnico da empresa, entre os quais os das universidades federais de São Carlos, SP, da Bahia e do Maranhão.

Somente o hospital federal de Petrolina tem mais de 2500 usuários ativos, entre colaboradores, terceirizados, professores, alunos e residentes, sendo que pelo menos 1 mil acessam diariamente a rede do HU-Univasf. Segundo Alan dos Santos, com essa quantidade de acessos a automação é fundamental. “Alguns hospitais da rede chegam a ter até 10 mil usuários, então configurar regras para perfis de acesso diferentes - como alunos, professores de pesquisa, de extensão, pessoal administrativo e da área assistencial -, e fazer essa gestão, sem as ferramentas adequadas, seria bem complicado”, detalha.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

02/05/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024